Curso de Engenharia Mecânica do IFSC em Joinville recebe nota máxima do MEC

Avaliação é realizada pelo Inep

Curso de Engenharia Mecânica do IFSC em Joinville recebe nota máxima do MEC

Avaliação é realizada pelo Inep

Redação

O curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Joinville recebeu conceito máximo, nota 5, na avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). A avaliação externa de reconhecimento é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além de ato fundamental para a existência do curso, o reconhecimento pelo MEC é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição. Iniciado no segundo semestre de 2016, o bacharelado em Engenharia Mecânica do câmpus Joinville formou a primeira turma de engenheiros mecânicos em 1º de outubro do ano passado.

“A nota representa que estamos no caminho certo de construção e consolidação de um curso que atende às expectativas de todos os envolvidos, servidores, discentes e sociedade”, enfatiza o coordenador do curso, Charles Assunção.

Avaliação positiva

Na avaliação de reconhecimento, são analisadas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. No primeiro valor, o relatório apontou que os discentes contam com amplo apoio da instituição, inclusive psicopedagógico, além de financeiro e acadêmico em si.

Quanto à infraestrutura, o que chamou a atenção dos avaliadores foram os laboratórios, citados como um diferencial para o curso. “Como a IES possui cursos técnicos, herdando uma cultura centenária na área de Educação Profissional, os cursos de Engenharia são beneficiados, pois esses laboratórios foram sendo equipados ao longo do tempo para atender aos cursos técnicos e assim dispõe de recursos muitas vezes não encontrados nas empresas industriais”, sinaliza o relatório.

Na avaliação docente, o relatório valoriza o engajamento e ótima relação com os discentes e coordenação. “Os docentes apresentaram titulação exigida, ótima produção e excelente experiência profissional tanto acadêmica como atuação no mercado industrial e de serviços atendendo às necessidades demandadas pelo curso. Diversos docentes possuem ampla experiência dentro do mercado industrial, o que foi ressaltado como diferencial nas entrevistas tanto com os docentes como discentes.”

Sobre o curso

Único curso de Engenharia Mecânica de instituição pública de Joinville ofertado no período noturno, o curso é gratuito. Tem duração de dez semestres e carga horária de 4.160 horas/aula. O objetivo é formar profissionais de engenharia capacitados para atuar no desenvolvimento de produtos e processos, planejamento da instalação e manutenção de máquinas e sistemas, projetos de estruturas e equipamentos e outras atividades da área.
O curso de Engenharia Mecânica tem ingresso de turma sempre no segundo semestre, com oferta de quarenta vagas. Para o próximo semestre, as inscrições iniciam na próxima terça-feira, 28, e seguem até sexta-feira, 1º de julho, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022. As aulas da próxima turma começam em 10 de agosto.

Leia também:
– Saúde de Joinville confirma 13º óbito por dengue em 2022
– Comerciante de Joinville é condenada a pagar R$ 1,1 milhão por uso indevido de software
 Projeto para agilizar desapropriação de terrenos em Joinville tramita na Câmara; entenda
– Dinheiro, máquinas e ferramentas são furtados em três estabelecimentos comerciais de Brusque
– Presidente Jair Bolsonaro se posiciona sobre aborto de menina vítima de estupro em Tijucas


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo