Entenda por que Joinville não possui xepa da vacina contra a Covid-19

Cidade adotou um protocolo diferente para evitar o desperdício de doses

Entenda por que Joinville não possui xepa da vacina contra a Covid-19

Cidade adotou um protocolo diferente para evitar o desperdício de doses

Fernanda Silva

Para evitar o descarte e desperdício de doses que podem vir a sobrar dentro do frasco, várias cidades criaram a “xepa da vacina”, destinando-as para o público em geral. Em Joinville, a Secretaria de Saúde criou um outro protocolo.

Cada frasco de vacina contra a Covid-19 pode ser utilizado para aplicar de uma a dez doses. A quantidade varia de acordo com a fabricante. Após o frasco ser aberto, todas as doses precisam ser aplicadas no mesmo dia, caso contrário, não podem mais ser utilizadas.

Em casos de sobra de doses, as unidades de saúde podem antecipar a vacinação, mas apenas de pacientes já agendados, a fim de dar continuidade a imunização do público alvo no período. A ação garante que a vacina de um frasco aberto seja usada na mesma data.

Além disso, as doses restantes também podem ser encaminhadas para outras unidades de saúde com maior fluxo de aplicação. Por isso, a secretaria garante que não há desperdício já que essas doses acabam remanejadas e aplicadas na mesma data.

Leia também:
– Infectologista de Joinville esclarece dúvidas sobre variante Delta
– Joinville abre agenda para vacinação nesta quinta-feira; saiba quem pode se vacinar
– Santa Catarina nega bancários como grupo prioritário para vacina contra Covid-19

Quebra de frascos

De acordo com a Secretaria de Saúde de Joinville, só há descarte de doses caso a vacina seja comprometida por conta da quebra de frascos, causadas, por exemplo, por queda ou acidente no transporte.

Porém, quem administra a deslocação e manuseio das doses precisa ter cuidado. O Ministério da Saúde aceita apenas que no máximo 5% dos frascos recebidos sofram algum tipo de acidente.

Em Joinville, este número é de 0,5%. São raros os casos em que há quebra do recipiente e descarte das doses, afirma a Secretaria de Saúde.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo