Joinville deve escapar dos impactos diretos do ciclone extratropical
Defesa Civil mantém alerta amarelo
Defesa Civil mantém alerta amarelo
Joinville deve escapar, ao menos por enquanto, dos impactos diretos do ciclone extratropical nesta terça-feira, 9 Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o sistema climático se desloca pelo litoral do estado e não deve provocar efeitos severos no município.
A Defesa Civil segue monitorando os sistemas meteorológicos, que indicam possibilidade de chuva intensa nesta terça-feira e risco de ventos fortes na quarta-feira, 10, quando o ciclone se afasta para o mar.
Devido às condições climáticas previstas, o órgão manteve o Plano de Contingência (Plancon) em alerta amarelo, sinalizando que as equipes estão preparadas para atender ocorrências, se necessário.
“A gente permanece em atenção. Até porque o ciclone ainda pode gerar ventos para a cidade de Joinville. Então nós vamos continuar de plantão aqui na Defesa Civil”, afirmou o prefeito Adriano Silva, durante visita ao órgão nesta manhã.
Até o início desta terça-feira, não houve registro de ocorrências em Joinville. O acumulado de chuva foi de 20 milímetros em 12 horas, podendo chegar a 40 milímetros até o fim do dia. Caso a precipitação coincida com os horários de pico da maré, entre 14h (1,6 metro) e 19h (1,4 metro), algumas áreas podem registrar alagamentos.
Em caso de chuva intensa, a recomendação é procurar abrigo seguro e evitar atravessar pontes submersas, devido à força da correnteza. Também é importante manter distância de objetos que possam ser arremessados pelo vento.
A Defesa Civil de Joinville atende pelo 199, e os Bombeiros Voluntários, pelo 193. Para receber avisos da Defesa Civil estadual, basta enviar o CEP da residência por SMS para o número 40199.
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: