+

Saiba quando acontece a 42ª edição da Festa do Fundidor em Joinville

Evento conta com homenagem à Santa Bárbara e reconhecimento ao Fundidor do Ano

Saiba quando acontece a 42ª edição da Festa do Fundidor em Joinville

Evento conta com homenagem à Santa Bárbara e reconhecimento ao Fundidor do Ano

Fred Romano | Revisão

A Escola Técnica Tupy, instituição que integra o ecossistema UniSociesc, já iniciou os preparativos para mais uma edição da tradicional Festa do Fundidor em Joinville. O evento em homenagem à Santa Bárbara, padroeira dos fundidores, reúne todos os anos trabalhadores do setor de fundição e metalurgia, alunos e ex-alunos da ETT, professores, familiares e comunidade.

Desta vez, a Festa do Fundidor será no dia 1º de dezembro, a partir das 19h, no Campus Park UniSociesc (rua Helmuth Fallgatter, 3.333, bairro Boa Vista). A comemoração é aberta ao público e os ingressos estão à venda em https://www.sympla.com.br/evento/42-festa-do-fundidor/2194321 ou presencialmente no Campus Park, bloco H, em horário comercial. As vagas são limitadas.

Além de homenagear Santa Bárbara, a Escola Técnica Tupy concede o título de Fundidor do Ano a um profissional de destaque do setor. Desta vez, o agraciado será Wilson Madeira. Funcionário da Tupy desde 1996, Wilson assumiu a Diretoria de Manufatura em 2013. Técnico Metalúrgico, tem formação em Engenharia de Fundição, Engenharia de Segurança e Engenharia de Operações de Fabricação Mecânica.

Mestre em Engenharia Mecânica, o coordenador da Escola Técnica Tupy, professor Jeferson Marcelo da Silva, diz que a instituição ajudou a formar muitos dos grandes profissionais da fundição e metalurgia. “A ETT nasceu para garantir a profissionalização na indústria e fez a diferença na carreira de muitos trabalhadores. Hoje, nosso portfólio de cursos aumentou, nosso currículo se modernizou, mas nunca deixamos de atender a esta área e, mais do que isso, de transformar o mundo pela educação”, comenta.

Programação

A 42ª Festa do Fundidor começa com uma homenagem a Santa Bárbara e solenidade de batismo do Fundidor do Ano. O evento se estende com uma confraternização. O ingresso dá direito a um caneco, chope, refrigerante, um cachorro-quente e um espetinho. A organização informa que será proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo acompanhados dos pais.

Realizada desde 1979, sempre em data próxima a 4 de dezembro, Dia de Santa Bárbara, a Festa do Fundidor já faz parte do calendário anual de eventos da cidade. O objetivo é promover um encontro entre os profissionais do setor e ex-alunos da Escola Técnica Tupy que contribuem para a expansão, o desenvolvimento e a inovação da indústria metalúrgica e de fundição no Norte catarinense.

Entusiasta da festa e uma das organizadoras, a professora da ETT Maria Inez Reinert celebra cada edição. “Tudo começou como um encontro de amigos após o expediente e, hoje, o evento é uma grande celebração à vida e à memória dos profissionais das áreas de fundição e metalurgia. Desde que foi criada, a festa só deixou de ser realizada durante a pandemia. Por isso, chegamos à 42ª edição orgulhosos dessa história.”

Leia também:
1. Confira quais ruas podem ficar sem energia em Joinville nesta semana
2. Binário da Zona Sul de Joinville não deve ser instalado antes de melhorias na região
3. Jacaré é visto próximo a supermercado em Joinville
4. Suposto amante ataca marido com facão no Norte Catarinense
5. Confira a previsão do tempo em Joinville para esta semana


Assista agora mesmo!

Maionese fit: como fazer receita deliciosa com abacate, sem sabor de abacate:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo