11ª Semana Lixo Zero de Joinville inicia neste sábado com presença de Heloisa Schurmann
Ambientalista é uma das líderes da Voz dos Oceanos
A 11ª Semana Lixo Zero de Joinville inicia neste sábado, 19, com o 2º Festival de Cultura Ambiental. A homenageada da edição é Eloisa Schurmann, ambientalista e uma das líderes da Voz dos Oceanos. Ela participa da abertura oficial.
Neste sábado, as atividades começam às 10h30, com a Feira Lixo Zero, no Museu de Arte de Joinville (MAJ). A programação conta com uma apresentação teatral para todas as idades com o grupo cultural Tartaruga de Mamão.
Às 14h, na Aaplaj, Heloisa participa da exibição do filme O mundo em duas voltas. Depois, segue com o público para uma conversa sobre expedições e trabalhos voltados aos cuidados dos oceanos.
“Sempre sonhamos em colocar a cultura como protagonista nos processos de educação ambiental e agora, já no segundo ano, o nosso Festival de Cultura abrilhanta mais uma vez a Semana Lixo Zero Joinville”, afirma Juliano Jules, diretor de Cultura do Coletivo Joinville Lixo Zero.
“Somos contadores de histórias, transformando nossas aventuras e experiências em filmes, séries, quadros para a TV e outras produções audiovisuais, que sempre estabelecem uma conexão do público com os oceanos e o meio ambiente. Em Joinville, navegaremos juntos pelo tempo, nos registros de nossas primeiras aventuras”, celebra Heloisa.
Ainda no sábado, às 16h30, ocorre o lançamento do documentário “Olhe, Depois Procure”, do Toninhas do Brasil. Em um mundo onde a luta pela preservação ambiental ganha urgência, o documentário traz uma mensagem poderosa e transformadora. A produção foi realizada pelo Toninhas do Brasil com Mysticeta Research e contou com direção de Pedro Nogueira e Pedro Furtado.
A obra se destaca pela qualidade artística e pelo uso inovador de inteligência artificial na criação de um personagem-narrador. “Não queríamos apenas um documentário de natureza, precisamos de algo que impacte realmente as pessoas, que as motive a atitudes mais conscientes e comprometidas com o meio ambiente”, comenta Marta Cremer, coordenadora geral do Toninhas do Brasil.
A narrativa mergulha na história de pesquisadores como Marta, que dedicam suas vidas à proteção do golfinho mais ameaçado do Brasil.
Joinville é considerada uma das cidades mais engajadas do Brasil no movimento Lixo Zero, refletindo o comprometimento da comunidade local com as questões ambientais.
Feira Lixo Zero: consumo consciente e sustentabilidade
Como parte integrante da Semana Lixo Zero, a Feira Lixo Zero oferece aos visitantes a oportunidade de praticar o consumo consciente e conhecer novas formas de produção sustentável. O evento conta com 25 expositores e parceiros, incluindo marcas locais e iniciativas voltadas para a economia circular e sustentabilidade.
A programação da Semana Lixo Zero inclui uma série de atividades, como exibição de filmes e documentários ambientais; oficinas de pintura em vidro com garrafas recicladas e xilogravura; intervenções poéticas; debates e diálogos com especialistas em meio ambiente; palestra sobre o Marco Temporal dos Povos Originários e a perspectiva ambiental.
Haverá ainda coleta de resíduos eletrônicos com a Reset e de roupas, acessórios e calçados com a Pró-Rim e música com Vitor D’Lin.
Programação do Festival de Cultura Ambiental
Sábado, 19 de outubro
9h – Sábado Zen – aula de yoga no MAJ
10h – Abertura oficial na Feira Lixo Zero
10h30 – Tartaruga de Mamão – no Museu de Arte de Joinville
12h – Filme “Canal do Linguado” de Maicon Aloncio (70 min)
13h15 – Filme “No Oitavo Dia” (8 min) | Em parceria com o Festival de Cinema de Joinville – JIFF
13h25 – Filme “Anas” de Ilaine Melo (17 min)
13h45 – Intervenção poética: “O que deixamos?” com Lucas Antunes
14h – Filme “O Mundo em Duas Voltas” de David Schurmann (90 min)
15h30 – Diálogo com a homenageada Heloisa Schurmann
16h30 – Lançamento do filme “Olhe, Depois Procure”, do Toninhas do Brasil (25 min)
17h – Diálogo com Marta Cremer e equipe
17h30 – Filme “Caminhos da Serra do Mar” de Yara de Melo (56 min)
18h30 – Intervenção poética: “O que deixamos?” com Lucas Antunes
Oficinas:
10h e 17h – Pintura em vidro com garrafas recicladas
16h – Xilogravura e técnicas aditivas
Feira Lixo Zero: durante todo o evento, com 25 expositores e parceiros.
Segunda-feira, 21 de outubro
18h às 20h30 – OAB Joinville – Exibição do documentário “Vãnh gõ tõ Laklãnõ recompõe história do povo Laklãnõ/Xokleng” e palestra sobre o Direito dos Povos Indígenas sobre as terras que ocupam e a Perspectiva Ambiental
19h – Cineclube Udesc – Exibição do filme “Olhe, Depois Procure” seguido de bate-papo com a equipe
Toque para conferir a programação completa da Semana Lixo Zero de Joinville.
Leia também:
1. Saiba quais empresas de Joinville estão entre as 100 maiores de Santa Catarina
2. Com muitas críticas, audiência pública debate possível gestão por OS no Hospital São José, em Joinville
3. VÍDEO – Confira como foi inauguração das hélices iluminadas no Moinho do Pórtico em Joinville
4. Tânia Eberhardt deixa Secretaria de Saúde de Joinville; confira quem assume cargo
5. Saiba onde encontrar a gasolina mais barata em Joinville
Assista agora mesmo!
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: