1º Festival Gastronômico Vegano de Joinville acontece em outubro
Evento conta com a partição de nove restaurante e cafés
Quando se trata de culinária, Joinville não deixa nada a desejar. A cidade oferece opções para todos os gostos e, para agradar quem é fã de pratos produzidas sem nenhum ingrediente de origem animal, a cidade irá receber seu 1º Festival Gastronômico Vegano. Evento será realizado entre os dias 22 e 31 de outubro como parte da programação da 8ª Semana Lixo Zero Joinville.
Nove restaurantes e cafés veganos da cidade vão apresentar um pouco das receitas que já vem conquistando o paladar de muitos joinvilenses. Cada um dos estabelecimentos vai oferecer um combo por um valor promocional e que poderá ser consumido diretamente no restaurante ou solicitado via delivery.
Os combos terão desde opções com entrada, prato principal e sobremesa, até lanches e refeições congeladas. Para o Festival, os empreendedores e restaurantes se comprometeram a diminuir a geração de lixo resultante da venda dos combos.
“O Festival foi pensando não apenas para os veganos ou vegetarianos, mas para todos que gostam de comer bem e não dispensam uma refeição saborosa. O propósito do festival é ser inclusivo e dar a oportunidade para que todas as pessoas possam conhecer um pouco mais da gastronomia à base de plantas.”, explica Arthur Rancatti, um dos organizadores da Semana Lixo Zero Joinville.
O Festival
– O quê: 1º Festival Gastronômico Vegano de Joinville;
– Quando: de 22 a 31 de outubro;
– Valor: R$ 49,90, preço único para todos os combos;
– Participantes: Blizz Healthy Foods, Cenourita Vegan, Elisa Cozinha, Jupiter Lanches, Maria Flora Cozinha Vegana, Salvador Vegan Café Livros e Discos, Vilarejo Restaurante Vegano, Taioba! Vegan Food e Yummy Vegan.
Veganismo e o vegetarianismo
O veganismo, segundo A Sociedade Vegana, que criou o termo no Reino Unido em 1944, é “uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade, e por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, de animais e do meio ambiente”. Neste caso, a restrição vai além da alimentação.
Já no caso dos vegetarianos, o termo se refere basicamente ao consumo de alimentos baseados em plantas. Estes, são divididos nas categorias vegetariano estrito (alimenta-se apenas de vegetais e não consome nada derivado de animais), ovolactovegetariano (que consome ovos e derivados de leite e que, no Brasil, o adepto é conhecido simplesmente como vegetariano), lactovegetariano (consome derivados de leite de vaca) e ovovegetariano (consome ovos).
No caso de alimentação baseada exclusivamente em plantas, a nutricionista Sheila Wehling, esclarece que a dieta balanceada é completa, saudável e com a vantagem de reduzir o risco de desenvolver diversas doenças.
“Há uma ideia totalmente equivocada de que alimentação vegetariana estrita é difícil e deficiente em nutrientes. Na realidade, há uma abundância de nutrientes e fitoquímicos capazes de nutrir e garantir a saúde de todas as pessoas, em qualquer idade, inclusive para gestantes e atletas. A chave para uma alimentação 100% à base de plantas é comida de verdade em quantidades adequadas e bastante variedade”, explica.
Sobre a Semana Lixo Zero Joinville
A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização por setores da sociedade, com a realização de dezenas de eventos durante 10 dias, que têm como objetivo incentivar e encontrar soluções para disseminar o conceito Lixo Zero.
O evento ocorre em Joinville desde 2014 e acontece também em mais de 100 cidades brasileiras. Na cidade, somando todas as edições, somando todas as edições da Semana, foram organizadas mais de 600 ações, que envolveram mais de 500 voluntários, 700 instituições envolvidas e teve a participação direta de 30 mil pessoas.
Nesse período, mais de 20 toneladas de resíduos foram retiradas das ruas e encaminhadas corretamente. Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a partir de 2021, a Semana é organizada na cidade pelo Coletivo Lixo Zero Joinville. Nesta edição, o evento é apresentado pela Whirlpool Corporation e tem patrocínio da Belliville Sucatas e Transportes de Resíduos Industriais e Fliperama Espaço Colaborativo.