+

2ª Festa das Luzes de Joinville terá polvo gigante e cachoeira luminosa

Evento vai transformar ruas do Centro em um circuito de arte ao ar livre

2ª Festa das Luzes de Joinville terá polvo gigante e cachoeira luminosa

Evento vai transformar ruas do Centro em um circuito de arte ao ar livre

Brenda Pereira

A segunda edição da Festa das Luzes de Joinville acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2024. O evento promete encantar moradores e visitantes com instalações e projeções luminosas em um circuito ao ar livre de 650 metros no Centro da cidade. O evento é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC).

Durante três dias, das 15h às 22h, será possível explorar uma variedade de instalações lumínicas, experiências de vídeo-mapping imersivas e apresentações musicais. A programação musical, MAJ Sounds inicia a partir das 15h e, às 18h, as luzes se acendem.

Novidades na edição

A primeira edição aconteceu em 2022 e serviu como uma mostra do potencial do evento para a cidade. Agora, o evento cresceu e terá oito instalações lumínicas; três instalações interativas; três prédios com vídeo-mapping; dez perfomances de coletivos locais; 21 horas de programação musical; e seis oficinas.

O circuito terá uma extensão total de 650 metros no centro da cidade, com atrações que serão distribuídas em prédios e espaços urbanos, ao longo dos seguintes endereços e locais: rua Rio Branco, rua Jerônimo Coelho, Travessa Bachmann, rua do Príncipe, rua das Palmeiras, praça Nereu Ramos e Museu Nacional da Imigração e Colonização.

Além disso, a Festa das Luzes de Joinville contará com performances ao vivo de artistas locais e internacionais, oferecendo uma oportunidade de interação e apreciação da cultura artística diversificada que a cidade tem a oferecer.

A edição desse ano também apresentará masterclasses com renomados artistas, proporcionando aos participantes a chance de aprimorar suas habilidades e explorar novas técnicas sob a orientação de profissionais experientes.

Destaques da programação

Siga Flutuando: obra do multimídia paulista Flip que será realizada na Travessa Bachmann. Uma instalação inflável com oito metros de altura do artista multimídia, que será iluminada com luzes Led coloridas.

Mapping Schlemm: o tradicional Palacete Schlemm, localizado na esquina entre as ruas do Príncipe e Jerônimo Coelho, será iluminado com video mapping produzidos por diversos artistas.

String Theory: o destaque é a apresentação da escultura lumínica, do artista norte-americano Jason Peters. A obra será instalada na Praça Nereu Ramos.

Light Falls: instalação icônica do artista joinvilense Vigas, que estará na fachada do Museu Nacional da Imigração e Colonização. Essa será a primeira vez que a obra será apresentada em Joinville, depois de passar por quatro países.

Mostra Aberta: trabalhos de diversos artistas locais estarão em exposição na Rua Rio Branco. Nesse local haverá um painel de LED, com exibição de obras exclusivas de artistas joinvilenses.

Suave Ciclo: destaque na Festa das Luzes em 2022, a performance de arte e tecnologia volta na segunda edição do evento. Em uma bicicleta, os artistas Ceci Soloaga e Ygor Marotta (VJ Suave), estampam os prédios do circuito com luz, cores, tecnologia e formas animadas.

O Festival de Luzes também terá performances cênicas, música, dança e oficinas gratuitas de arte e tecnologia.

Talento joinvilense na organização

A organização da Festa das Luzes é do artista joinvilense Leandro Mendes, conhecido artisticamente como Vigas. Ele é um artista multimídia, com obras em projeções de grande escala, instalações de luz, projeções 360º e live performance.

Com cerca de 15 anos de carreira, Vigas realizou apresentações nos principais centros do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, além de performances internacionais, como na Holanda, Japão e Espanha.

O artista já foi campeão do torneio internacional de VJ’s Videozone na Polônia; conquistou o 1º lugar em 4 edições da competição VJ TORNA International, realizada no México, Itália, África do Sul e Turquia. Vigas integrou a equipe que venceu o Emmy Award 2019 com a série “Hack the City”, criada pela National Geographic, na qual foi o protagonista.

“Acreditamos que a arte e a tecnologia têm o poder de provocar questionamentos, despertar sensações e criar conexões profundas. Somos um espaço de encontros, onde mentes curiosas se unem para explorar novas oportunidades e dar vida a experiências extraordinárias. Estamos determinados a iluminar o mundo com a nossa criatividade”, destaca o manifesto encabeçado por Vigas no projeto Festa das Luzes de Joinville.

“Eu trabalho com esse tipo de tecnologia e arte já tem muito tempo. Vi toda essa evolução do entendimento que as pessoas têm, da popularização de tipos de projeções. Eu acho que as pessoas estão muito mais preparadas para receber um festival como esse. A primeira edição a gente teve todo um trabalho de mostrar o que era. Acredito que esse ano o público já entendeu, muita gente vem dizer que não foi no primeiro, mas viu, sabe o que é e está esperando a próxima edição”, diz o artista em entrevista ao jornal O Município Joinville.

Como foi a edição em 2022

Essa será a segunda edição da Festa das Luzes Joinville. A primeira edição foi realizada em 2022. Foram realizadas interações e projeções de luzes e efeitos em alguns prédios simbólicos da cidade, como o Palacete Schlemm, Museu Nacional de Imigração e Colonização, e também a realização do MAJ Sounds na praça Nereu Ramos, localizada na rua do Príncipe.

O evento de 2022 contou com 16 artistas. Todos estiveram envolvidos também em seis oficinas gratuitas de arte e tecnologia, instalações artísticas, performances de dança, teatro e circo, além de 14 horas de programação musical.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram.

Leia também:
1. Câmara dos Deputados aprova imposto para compras internacionais de até 50 dólares
2. Confira a nova tarifa dos pedágios de Araquari e Garuva
3. Frio em Joinville: saiba como fica tempo nesta quarta-feira
4. Mega-Sena 2730: dez apostas de Joinville acertam a quadra
5. Dublador do Buzz Lightyear, Guilherme Briggs é confirmado na SuperXP 2024 em Joinville


Assista agora mesmo!

Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo