O 3º Festival Internacional de Cinema de Joinville (Jisff) acontece de 7 a 11 de março, de forma grauita, na Galeria 33 Arthouse, no CEU Aventureiro, nos Jardins do Museu de Arte de Joinville, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, no GNC Cinemas do Shopping Mueller e no Teatro Juarez Machado.
A 3° edição do evento vai apresentar mais de 100 filmes em nas mostras em toda a cidade de Joinville. Com inscrições de diretores de 90 países, o festival de 2023 traz novidades e mantém mostras especiais em sua programação.
O 3º Jisff ainda conta com mostra infantil, videodança (Film Dance, em inglês), uma oficina de roteiro de cinema e uma aula com o diretor Brasileiro Bet Brant.
Confira os tipos de mostra:
Mostra Nacional: uma seleção de filmes icônicos para celebrar o cinema brasileiro;
Mostra Catarina: uma seleção de filmes de novos realizadores catarinenses realizado em parceria com a Univille;
Mostra Internacional: serão compostas por títulos de todo o globo para a competição principal deste evento. Filmes que apresentam novos rumos e propostas para o audiovisual, investindo na produção autoral e artística;
Mostra Arthouse: uma mostra com espaço para a transversalidade e novas linguagens, criando espaço para o hibridismo cinematográfico. Um espaço dedicado à experimentação narrativa, estética e aberto ao diálogo com o seu público;
Mostra online: uma seleção de filmes será exibida de forma online durante o período da programação.
Mostra Inclusiva: em parceria com a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi) vão ocorrer mostra especiais, com audiodescrição, legendagem e libras, fazendo parte da programação oficial;
Master Class: uma aula gratuita com o renomado diretor Brasileiro Bet Brant, que vai apresentar para a plateia todo seu conhecimento e curiosidades sobre seu trabalho.
Mostra Quixotinho: realizada no CEU Aventureiro e direcionada para crianças dos bairros da zona leste da cidade, a mostra conta com uma seleção internacional de filmes infantis curta metragem em sessões alternadas de sete a 10 anos, e 11 a 14 anos.
Mostra Film Dance: a mostra será exibida na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e aberta ao público em duas sessões especiais na sala Agripina. A videodança ou Film Dance como linguagem surgiu no início dos anos 70. A possibilidade de filmar e reproduzir os movimentos realizados por bailarinos trouxe, num primeiro momento, a inovação do estudo da técnica da dança, expansão e repetição do conhecimento desta área. Num segundo momento, o registro deixa de ser apenas um meio de registro e reprodução e passa a ser parte componente de uma criação. As primeiras experiências desta direção são atribuídas principalmente ao coreógrafo Mercê Cunningham.
Oficina de formação: em parceria com a Secretaria de Educação de Joinville, o Jisff oferece uma Oficina de Roteiro de Cinema para adolescentes. A oficina será ministrada pelo professor Iveraldo Machado, graduado em Cinema e mestrando na área de educação em parceria com o IMA com multiplicadores do (TOCfe) Teoria das restrições auxiliando adolescentes na tomada de decisões.
Confira a programação
O site do evento oferece uma plataforma para acessar a programação de cada um dos dias e horários. Clique aqui para conferir.