43ª edição da Festa do Fundidor acontece nesta sexta-feira em Joinville
Evento faz homenagem à Santa Bárbara, padroeira dos fundidores
Evento faz homenagem à Santa Bárbara, padroeira dos fundidores
A Escola Técnica Tupy (ETT) – instituição que integra o ecossistema UniSociesc – confirmou a 43ª edição da tradicional Festa do Fundidor. O evento em homenagem à Santa Bárbara, padroeira dos fundidores, reunirá nesta sexta-feira, 6, às 19h, no Campus Park, trabalhadores das áreas de fundição e metalurgia, alunos e ex-alunos, professores, familiares e comunidade.
Os ingressos para a 43ª Festa do Fundidor estão à venda pela internet ou presencialmente no Campus Anita Garibaldi, em horário comercial. Os ingressos são limitados. O valor da entrada é de R$ 30, com direito a um caneco, chope, refrigerante, um cachorro-quente e dois espetinhos. É proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo acompanhados dos pais.
Além de homenagear Santa Bárbara, a Escola Técnica Tupy concede o título de Fundidor do Ano a um profissional de destaque do setor. Desta vez, o agraciado será João Baptista Filho. Formado em 1971, no curso de Fundição, João Baptista Filho é proprietário da Fundição Tiger.
Graduado em Administração pela Univille e pós-graduado em Sistemas de Qualidade pela Faculdade de Engenharia Civil de Piracicaba, o homenageado tem ainda a certificação Green Belt pela Unicamp.
Membro da comissão organizadora da Festa do Fundidor, a professora da ETT, Maria Inez Reinert, não esconde o entusiasmo. “Quem diria que um encontro de amigos após o expediente, há mais de quatro décadas, se tornaria um evento tão tradicional e marcante para o setor. Na Festa do Fundidor, celebramos a vida e a memória de profissionais que fizeram e fazem a história da fundição e da metalurgia no Brasil”, diz.
Realizada desde 1979, sempre em data próxima a 4 de dezembro, Dia de Santa Bárbara, a Festa do Fundidor já faz parte do calendário anual de eventos de Joinville. O objetivo é fomentar a expansão, o desenvolvimento e a inovação da indústria metalúrgica e de fundição no Norte catarinense.
Mestre em Engenharia Mecânica, o coordenador da Escola Técnica Tupy, professor Jeferson Marcelo da Silva, diz que a instituição foi pioneira na formação de grandes profissionais da fundição e metalurgia.
“Essa é uma parte da história de 65 anos da ETT que muito nos orgulha: ter feito a diferença na carreira da maioria dos profissionais dessa área. Nascemos com foco na profissionalização da indústria de fundição e metalurgia e hoje conseguimos atender outras inúmeras demandas do mercado com um amplo portfólio de cursos”, comemora.
A 43ª Festa do Fundidor será dividida em dois momentos: a solenidade formal – com homenagem à Santa Bárbara e batismo do Fundidor do Ano – e a confraternização.
Leia também:
1. Jovem acusado de matar vizinho com golpes de facão é condenado em Joinville; saiba pena aplicada
2. Projeto propõe criação de dois novos bairros em Joinville; entenda motivo
3. População poderá acompanhar câmeras de monitoramento de Joinville; saiba como
4. Jovem de 24 anos é morto a tiros no Jardim Paraíso, em Joinville
5. Mutirão oferece mais de mil vagas de emprego em Joinville a partir desta quarta-feira
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: