X
X

Buscar

EM PARCERIA

5 filmes de ficção tecnológica que vão te ajudar nos trabalhos da escola

Você nunca imaginou como esses filmes podem afetar sua realidade

Você é daqueles que perde muito tempo passando as opções da tela para escolher um filme para assistir? Você já quis explicar a alguém sobre um acontecimento e não se recorda dos detalhes nem sabe ao certo como escrever sobre eles? Você está com a mão levantada como a astronauta da foto afirmando com todas as perguntas? Pois então você chegou ao lugar certo.

Assistir filmes sobre o que você está estudando vai ajudar você a ter uma opinião formada e uma melhor clareza sobre os fatos que você leu ou viu em artigos, além de poder explicar melhor para alguém ou até escrever resenhas escolares e blog posts. Os filmes ainda trazem a possibilidade de trabalhar conteúdos de forma interdisciplinar, o que enriquece o aprendizado, ao mostrar fatos econômicos, sociais e políticos de determinada época ou pensador.

Uma boa dica é extrair os resumos da Internet e assistir aos filmes, assim você pode discutir com uma pessoa próxima e escrever sua opinião após confrontar essas duas experiências. Se você procura escrever resenhas e outros trabalhos, no site My Studybay é possível contratar um profissional para te ajudar com os trabalhos escolares.

Trabalho Interno – relação dinheiro x corrupção

É um documentário lançado em 2010 e narrado por Matt Damon, além de vencedor do Oscar de melhor roteiro e documentário. Ele aborda a crise financeira mundial de 2007-2008 causada pela corrupção e apresenta um panorama sobre criptomoedas e moedas digitais, com opinião de economistas e pessoas influentes da área. Disponível na Netflix!

2001: uma odisseia no espaço – relação tempo x espaço

Um clássico do cinema, este filme de 1968 ainda é aclamado pela crítica e fonte de inspiração para vários filmes de ficção científica. O Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados a uma missão espacial e acabam embarcando numa viagem ao tempo, até o ano de 2001, após uma falha nos computadores da nave. O filme retrata bem a corrida espacial que ocorria na época entre Estados Unidos e Rússia, e a curiosidade que o homem possui de conhecer o que há além da Terra. Em 1984, foi feita uma continuação do filme original, que busca explicações para o que ocorreu na trama. Ambos os filmes podem ser alugados pelo YouTube.

A rede social – surgimento das redes sociais atuais

Um outro filme interessante que introduz a questão das redes sociais como conhecemos hoje. Criada em 2003, a rede social Facebook abriu portas para uma revolução tecnológica por permitir conversas rápidas e gratuitas entre pessoas de qualquer lugar do mundo. Esse assunto é abordado na escola principalmente nas aulas de sociologia, que buscam investigar a relação do homem e seus comportamentos por meio de ambientes fluidos tecnológicos. No filme, a figura do CEO Mark Zuckerberg é mostrada desde a forma como ele se tornou um dos mais jovens bilionários e todos os entraves para manter a rede atuando.

O Quinto Poder – relação tecnologia x política

Com atuação brilhante de Benedict Cumberbatch, esse filme traz à tona a história do site WikiLeaks e dos fatos que envolvem seu criador, o jornalista-ativista Julian Assange, preso até hoje por crimes relacionados à divulgação de dados secretos do governo estadunidense. O site funcionava como uma página de denúncia anônima e foi fundada em 2006, mas só teve notoriedade em 2010, com os escândalos envolvendo segredos do governo e crimes corporativos. A página da internet deixou de estar ativa em 2019, mas ainda é possível ler posts antigos.

Gattaca – Experiência genética – experimentos celulares futuristas

Esse vai ser um dos filmes mais inesquecíveis se você já ouviu falar de biologia celular. A ideia do filme está centrada em um personagem que não tem as melhores características genômicas e se sente frustrado por não galgar as posições que queria na sociedade, logo ele vai em busca de respostas e “mente” através de um mecanismo que faz ele parecer mais qualificado. A tecnologia avançada chega a ser assustadora para um filme da década de 90.