50 alunos de escolas da rede municipal de Joinville são premiados com curso de Introdução aos Jogos Digitais
Premiação aconteceu após estudantes participarem de maratona de programação
Premiação aconteceu após estudantes participarem de maratona de programação
Nas últimas semanas, 1.177 alunos de 8º e 9º ano das escolas da rede municipal de Joinville participaram do programa “Hellow Joinville – Diga oi para o seu Futuro”, desafio sobre programação que tinha como prêmio uma bolsa de estudos integral para um curso de criação de jogos digitais. Ao todo, 50 estudantes foram premiados.
Na última quarta-feira, 13, os dez melhores colocados de cada uma das 37 escolas participantes tiveram uma experiência ainda mais complexa. Eles formaram equipes para participar de uma maratona de programação. A missão era buscar alternativas para o abandono escolar após a pandemia.
A experiência fez parte de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Joinville com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Cinquenta alunos foram premiados com o curso de Introdução aos Jogos Digitais que será realizado de agosto a dezembro deste ano.
“Os alunos aprenderam a utilizar ferramentas que ajudam a resolver problemas em contextos complexos. Com isso, estão exercitando competências que serão importantes na vida deles, e que muitas vezes não seriam apresentadas a estes jovens nem mesmo na graduação”, o secretário de educação Diego Calegari.
Esta foi a primeira experiência do programa Hellow em uma Rede Pública de Ensino. O gerente-executivo do Sesi Senai em Joinville, Marco Aurélio Prass Goetten, afirmou que a parceria se mostrou positiva desde o início, e culminou em resultados que ultrapassaram a expectativa.
“Esperamos que estas crianças se interessem cada vez mais no mundo da tecnologia e, quem sabe, sigam carreira na área. É um futuro profissional muito promissor para eles que poderão ser os profissionais que implantarão as tecnologias da indústria 4.0 em Joinville”, analisa Marco Aurélio.
Na Escola Municipal Paulo R. Emilio Hardt, as duas equipes que participaram do Hackathon conquistaram a premiação, fazendo dela a única unidade com duas posições no pódio.
“Eles trabalharam o tempo todo juntos e com muita garra, porque sabiam que era uma oportunidade importante. Se precisassem pagar por um curso como este, não teriam condições financeiras, sem contar a distância entre as os locais que moram até a região central”, explica a professora integradora de mídias Cristiane Schubert.
EM Profª Laura Andrade
EM Profª Virginia Soares
EM Paulo Roberto Emilio Hardt
EM Profª Zulma do Rosário Miranda
EM Pref. Wittich Freitag
EM Ver. Curt Alvino Monich
EM Bernardo Tank
EM Profª Eladir Skibinski
EM Gov. Pedro Ivo Campos
EM Dr. Abdon Batista