+

7ª Festa do Caranguejo de Araquari espera público de mais de 15 mil pessoas

Evento acontece até este domingo, 12, no Portinho João Arriola

7ª Festa do Caranguejo de Araquari espera público de mais de 15 mil pessoas

Evento acontece até este domingo, 12, no Portinho João Arriola

Isabel Lima

A 7ª Festa do Caranguejo de Araquari começou nesta sexta-feira, 10, no Portinho João Arriola, às 10h. O evento é gratuito e acontece até domingo, 12, com atrações musicais e pratos típicos. Paulino Travasso, secretário de turismo, esporte e lazer, contou para a reportagem do jornal O Município Joinville que a edição espera mais de 15 mil pessoas.

“Estamos preparados para não ter perigo de faltar o caranguejo”, explicou o secretário. Para ele, o grande diferencial desta edição para as demais são as atrações musicais de alto nível. Além do consagrado Alisson Rocha e a banda Samba Vibe, outras nove bandas e artistas animam a festa até domingo.

Caranguejo e o molho especial

Mesmo com diversos shows marcados, a atração principal é o caranguejo, prato tradicional na cidade e região. Marília Regina Paust, proprietária da empresa que prepara a iguaria na festa, conta que as expectativas para este ano são as melhores possíveis. O caranguejo acompanha um molho especial, criado especialmente para a festa na última edição.

caranguejo com o molho especial
Isabel Lima / O Município Joinville

Os ingredientes do vinagrete batido ela mantém em segredo, mas as especiarias utilizadas para o preparo do crustáceo não são mistério. Em cada panela vai uma boa quantidade de manjericão, cebolinha, coentro, salsinha, cebola e sal. Além do caranguejo, a barraca vende porções de frutos do mar e frios, com maionese caseira.

dona do negocio de caranguejois
Marília na esquerda | Foto: Isabel Lima / O Município Joinville

Enquanto Marília abriu um negócio para oferecer o prato típico, Glória e Luiz Carlos não se arriscam no preparo. O casal vai a festa desde a primeira edição para se deliciar com o prato. “Só venho aqui para comer”, diz Glória.

familia na festa do caranguejo de araquari
Embora tenha ido na festa, a filha do casal não gosta do crustáceo | Foto: Isabel Lima / O Município Joinville

A sujeira faz com que algumas famílias evitem preparar o caranguejo em casa, como é o caso da família de Bárbara. “Em casa dá muita sujeira, bem melhor comer aqui”, explica. Eles chegaram bem cedo para garantir uma mesa e manter a tradição. Naturais de Araquari, a família nasceu com o pé no rio e o caranguejo na mesa.

“Nós somos caranguejeiros oficiais”, conta Marisa com uma garra na mão.

familia na festa do caranguejo de araquari
Bárbara e Marisa (dir. de trás para frente) | Foto: Isabel Lima / O Município Joinville

Caranguejo do secretário

Paulino Travasso é o responsável pela festa do caranguejo de Araquari. O secretário conta que a ideia veio de um morador da região, o Carlinho Pires, que costumava organizar eventos na cidade. Quando assumiu a secretaria, Paulino decidiu enfim criar a sonhada celebração.

Presente desde a primeira edição, o secretário é um amante do caranguejo. Ele compartilhou com exclusividade para a reportagem do jornal O Município Joinville a receita que prepara em casa.

Ingredientes:
Salsa;
Bastante alfavaca;
Cebolinha;
Coentro;
Cebola;
Um pouco de óleo;
Sal.

Modo de preparo:
Colocar tudo na panela, menos o sal, e esperar ferver. “Quando o caranguejo estiver bem vermelhinho, eu coloco sal a gosto”, explica. Ele ainda dá a dica, “para uma dúzia de caranguejos duas colheres de sal. É o ideal para tomar com cerveja ou uma caipirinha”.

paulino travasso na festa do caranguejo
Paulino Travasso | Foto: Isabel Lima / O Município Joinville

Além do caranguejo, o público pode se deliciar com pastéis, espetinhos, lanches variados, churros, guloseimas, chopps, drinks e sucos. A praça de alimentação abre às 10h nos três dias.

Programação da festa

No sábado, 11, a programação inicia às 11h30 e encerra às 2h. Ao todo serão cinco atrações ao longo do dia. A programação musical de domingo começa às 10h. Entretanto, será encerrada às 19h. Serão quatro atrações que farão parte do último dia de festa.

Sábado | 11 de fevereiro

  • 11h30 – Jean Carllos
  • 14h – Camila Ferraz
  • 17h – Grupo Só Hoje
  • 20h – Maycon Cardoso
  • 23 – Samba Vibe

Domingo | 12 de fevereiro

  • 10h – Rogério Lima
  • 12h – Programa Chora Cavaco
  • 13h –Bera Samba
  • 16h – Alysson Rocha

 


– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo