X
X

Buscar

7ª Festa do Caranguejo de Araquari espera público de mais de 15 mil pessoas

Evento acontece até este domingo, 12, no Portinho João Arriola

A 7ª Festa do Caranguejo de Araquari começou nesta sexta-feira, 10, no Portinho João Arriola, às 10h. O evento é gratuito e acontece até domingo, 12, com atrações musicais e pratos típicos. Paulino Travasso, secretário de turismo, esporte e lazer, contou para a reportagem do jornal O Município Joinville que a edição espera mais de 15 mil pessoas.

“Estamos preparados para não ter perigo de faltar o caranguejo”, explicou o secretário. Para ele, o grande diferencial desta edição para as demais são as atrações musicais de alto nível. Além do consagrado Alisson Rocha e a banda Samba Vibe, outras nove bandas e artistas animam a festa até domingo.

Caranguejo e o molho especial

Mesmo com diversos shows marcados, a atração principal é o caranguejo, prato tradicional na cidade e região. Marília Regina Paust, proprietária da empresa que prepara a iguaria na festa, conta que as expectativas para este ano são as melhores possíveis. O caranguejo acompanha um molho especial, criado especialmente para a festa na última edição.

Isabel Lima / O Município Joinville

Os ingredientes do vinagrete batido ela mantém em segredo, mas as especiarias utilizadas para o preparo do crustáceo não são mistério. Em cada panela vai uma boa quantidade de manjericão, cebolinha, coentro, salsinha, cebola e sal. Além do caranguejo, a barraca vende porções de frutos do mar e frios, com maionese caseira.

Marília na esquerda | Foto: Isabel Lima / O Município Joinville

Enquanto Marília abriu um negócio para oferecer o prato típico, Glória e Luiz Carlos não se arriscam no preparo. O casal vai a festa desde a primeira edição para se deliciar com o prato. “Só venho aqui para comer”, diz Glória.

Embora tenha ido na festa, a filha do casal não gosta do crustáceo | Foto: Isabel Lima / O Município Joinville

A sujeira faz com que algumas famílias evitem preparar o caranguejo em casa, como é o caso da família de Bárbara. “Em casa dá muita sujeira, bem melhor comer aqui”, explica. Eles chegaram bem cedo para garantir uma mesa e manter a tradição. Naturais de Araquari, a família nasceu com o pé no rio e o caranguejo na mesa.

“Nós somos caranguejeiros oficiais”, conta Marisa com uma garra na mão.

Bárbara e Marisa (dir. de trás para frente) | Foto: Isabel Lima / O Município Joinville

Caranguejo do secretário

Paulino Travasso é o responsável pela festa do caranguejo de Araquari. O secretário conta que a ideia veio de um morador da região, o Carlinho Pires, que costumava organizar eventos na cidade. Quando assumiu a secretaria, Paulino decidiu enfim criar a sonhada celebração.

Presente desde a primeira edição, o secretário é um amante do caranguejo. Ele compartilhou com exclusividade para a reportagem do jornal O Município Joinville a receita que prepara em casa.

Ingredientes:
Salsa;
Bastante alfavaca;
Cebolinha;
Coentro;
Cebola;
Um pouco de óleo;
Sal.

Modo de preparo:
Colocar tudo na panela, menos o sal, e esperar ferver. “Quando o caranguejo estiver bem vermelhinho, eu coloco sal a gosto”, explica. Ele ainda dá a dica, “para uma dúzia de caranguejos duas colheres de sal. É o ideal para tomar com cerveja ou uma caipirinha”.

Paulino Travasso | Foto: Isabel Lima / O Município Joinville

Além do caranguejo, o público pode se deliciar com pastéis, espetinhos, lanches variados, churros, guloseimas, chopps, drinks e sucos. A praça de alimentação abre às 10h nos três dias.

Programação da festa

No sábado, 11, a programação inicia às 11h30 e encerra às 2h. Ao todo serão cinco atrações ao longo do dia. A programação musical de domingo começa às 10h. Entretanto, será encerrada às 19h. Serão quatro atrações que farão parte do último dia de festa.

Sábado | 11 de fevereiro

  • 11h30 – Jean Carllos
  • 14h – Camila Ferraz
  • 17h – Grupo Só Hoje
  • 20h – Maycon Cardoso
  • 23 – Samba Vibe

Domingo | 12 de fevereiro

  • 10h – Rogério Lima
  • 12h – Programa Chora Cavaco
  • 13h –Bera Samba
  • 16h – Alysson Rocha


– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização