“A dança nos faz sentir viva”: concurso de dança dos jogos da terceira idade reúne grupos em Joinville

O concurso promove a qualidade de vida e a socialização dos idosos por meio da dança

“A dança nos faz sentir viva”: concurso de dança dos jogos da terceira idade reúne grupos em Joinville

O concurso promove a qualidade de vida e a socialização dos idosos por meio da dança

Lara Donnola

Nesta quarta-feira, 3, ocorreu o concurso de dança dos jogos de integração da terceira idade de Joinville. As apresentações ocoreram no Teatro Juarez Machado, com apresentações de sete grupos de dança locais. O concurso promove a qualidade de vida e a socialização dos idosos por meio da dança.

Os participantes, de diferentes grupos de convivência, competem em modalidades como dança de salão, coreografia livre e folclórica, com avaliações de ritmo, criatividade, figurino e posições no palco. O objetivo do evento é estimular a atividade física e o bem-estar dos idosos.

Grupo de dança Annemarie | Foto: Lara Donnola

O grupo de dança Annemarie, que conquistou o primeiro lugar, é formado por cerca de 20 mulheres. Elas se reúnem todas as segundas-feiras das 14h às 17h para dançar coreografias específicas em ritmos variados.

Sueli Rosita Kasten, integrante do Annemarie, contou que o grupo começou de forma simples. “Nós começamos em uma garagem, na minha casa. Nos reunimos há mais de 12 anos. Eram 8, e hoje estão mais de 20. Então é muito harmonioso o nosso grupo. A gente nunca passou por nenhum problema, só alegrias. E a gente foi crescendo”.

Ela destacou que a vitória teve um significado especial. “É a primeira vez que nós participamos. Eu me sinto muito orgulhosa, completa. Deixa um marco registrado. foi muito legal. Nós estamos, assim, extasiadas”, relatou.

A importância da dança 

Para Maria Aparecida Prado Brito, integrante do grupo, a dança representa muito mais do que uma atividade de lazer. “Somos um grupo de amigas. E eu, como professora de arte aposentada e avó, com mais de 60 anos, sei que a gente vai ficando em casa e, e precisamos sair dessa normose”.

Ela reforça que a dança traz vitalidade e alegria. “Nós estamos numa caminhada de vida um tanto à frente, então vamos dançar. E o que a dança nos faz? A dança nos faz sentir vivas, nos faz sentir alegres, ela dá toda essa energia de mexer com esse santuário que nós temos, que é o nosso corpo”, destacou.

Maria Aparecida também fez um convite para que outras pessoas conheçam os benefícios da prática. “Se você ver um grupo de dança, onde tiver uma música e a pessoa estiver dançando, pode observar o semblante, o sorriso. Ela está viva, ela está alegre. Então venha dançar, com certeza você será cada vez melhor”, afirmou.

“Se a gente fica em casa a gente fica travado, então devemos vir dançar. Eu convido a todos a participar do grupo, porque é muito bom pra nós”, convida Tere, uma das integrantes do , do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que participou do concurso na tarde desta quarta-feira.

“Comecei a dançar esse ano, e amei, destravei muito. Quando eu tô dançando com a professora Talita e as minhas amigas, eu esqueço que eu tenho boleto, que eu tenho casa. Amo dançar e eu vou ouvindo toda mulherada que acha um cantinho lá e vá dançar”, incentiva outra dançarina do grupo Kênia.

Dançarinas do grupo de dança Kênia e coreógrafa | Foto: Lara Donnola

O grupo de dança Annemarie conquistou o primeiro lugar com a coreografia “Movimento na Linha”. Em segundo lugar ficou o grupo Cristo Bom Pastor, com “Dança dia Feliz”. O terceiro lugar foi para o grupo Amosfa (Associação de Moradores São Francisco de Assis), que apresentou a coreografia “Banana Boat”. Os vencedores receberam medalhas e irão representar Joinville na fase estadual do concurso, que acontecerá em São Bento do Sul.

O grupo de dança Amosfa apresentou a coreografia “Banana Boat”, inspirada em um canto da Jamaica dos anos 1950, que surgiu nos cânticos de trabalho dos estivadores e carregadores de bananas nos portos jamaicanos.

Grupo de dança Amosfa | Foto: Lara Donnola

Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo