X
X

Buscar

A poucos dias da estreia do JEC, CBF anuncia adiamento do início da Série D 2025

Tricolor estrearia no Brasileirão já no próximo fim de semana

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta segunda-feira, 7, o adiamento do início do Brasileirão Série D 2025. O Joinville estrearia no próximo fim de semana diante do Guarany de Bagé (RS), em casa, pelo grupo H.

Em ofício assinado por Julio Avellar, diretor de Competições, endereçado aos presidentes de federações estaduais, a CBF explicou que o motivo do adiamento do início da Série D foi a dificuldade de clubes participantes em obter e apresentar os laudos técnicos exigidos dentro do prazo estipulado pela confederação.

Esses laudos são necessários para garantir a segurança e a integridade física de todos os envolvidos nos jogos, conforme determina a Lei Geral do Esporte, o Regulamento Geral das Competições (RGC) da CBF e outras diretrizes técnicas.

Por isso, a CBF decidiu adiar o início da competição em uma semana, passando as datas-base para 19 e 20 de abril de 2025, a fim de garantir que todos os requisitos sejam cumpridos e a competição ocorra com segurança e qualidade​.

Até a manhã desta segunda-feira, ainda não havia confirmação do adiamento, mas alguns clubes já haviam divulgado que foram informados da decisão da CBF durante o fim de semana.

O JEC realizaria uma coletiva nesta segunda-feira para tratar sobre o início da competição com as presenças do presidente Darthanhan Oliveira, do CEO Felipe Ximenes, do executivo Luciano Fidêncio e do treinador Hemerson Maria, que foi adiada no domingo, 6, devido às indefinições sobre o calendário da competição.

Confira a nota oficial da CBF

Prezados(as) Presidentes,

Cumprimentando-os respeitosamente, e em observância ao preceito constitucional da autonomia organizacional das entidades nacionais de administração do desporto para decidir sobre sua normatização interna — com o propósito de realizar a autorregulação, o autogoverno e a autoadministração, conforme previsto na legislação vigente e no Estatuto Social da CBF — servimo-nos do presente para apresentar as seguintes informações.

Considerando as mudanças legislativas promovidas pela Lei nº 14.597/2023 (Lei Geral do Esporte) e em estrita conformidade com o Estatuto Social da CBF, foi reforçada no Regulamento Geral das Competições (RGC) a exigência de que as Federações Estaduais informem e incluam, na plataforma determinada pela CBF, os Laudos Técnicos dos Estádios. Esses documentos devem ser enviados em prazo não inferior a 30 (trinta) dias antes do início das competições ou, em caso de renovação, na mesma data de sua concessão, conforme estabelecido pela LGE, RGC e demais Diretrizes Técnicas.

É importante destacar que a existência de uma estrutura adequada para a realização de eventos esportivos é fundamental para garantir a segurança e a integridade física de torcedores, atletas, árbitros e todos os demais envolvidos. Além disso, essa estrutura contribui para a qualidade do espetáculo e a valorização comercial das competições organizadas pela CBF.

Assumindo um compromisso público e irrenunciável com o desenvolvimento permanente do futebol em todo o território brasileiro, a atual gestão da CBF passou a exigir os referidos laudos e outros documentos técnicos em todas as competições que organiza, incluindo as categorias de base e o futebol feminino.

Ressalta-se que essa exigência tem contribuído significativamente para a segurança das partidas em todas as categorias, refletindo em recordes de audiência e bilheteria ao longo dos últimos anos. Esses resultados têm viabilizado maiores investimentos no futebol, em benefício de todos os envolvidos.

Diante da dificuldade de obtenção e apresentação dos laudos técnicos por parte de alguns clubes participantes, e em atenção ao princípio da razoabilidade, a Diretoria de Competições — no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto Social e pelo RGC — decidiu postergar o início do Campeonato Brasileiro Série D 2025 em uma semana, estabelecendo as novas datas-base para os dias 19 e 20 de abril de 2025.

Essa medida visa permitir que todos os clubes participantes possam cumprir os requisitos exigidos, assegurando a segurança de todos os envolvidos e o pleno êxito da competição. Ressalta-se que a alteração não causará prejuízos ao Calendário da Série D inicialmente estipulado.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários e, desde já, renovamos nossos protestos de mais elevada estima e consideração”

Leia também:
1. BR-101 no Morro dos Cavalos é totalmente liberada 16h após explosão de caminhão-tanque
2. SuperXP de Joinville já tem atrações confirmadas e venda de ingressos
3. VÍDEO – Explosão de caminhão incendeia 27 veículos na BR-101, em Palhoça
4. Joinville Vôlei vence jogaço fora de casa e está a uma vitória das semis da Superliga
5. VÍDEO – Trio de onças-pardas é visto atravessando rio em região da Vigorelli, em Joinville


Assista agora mesmo!

Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: