+

Abaixo-assinado pede aumento de horários de linha de ônibus Iririú-Sul em Joinville

Apesar de reclamações, Seinfra acredita que horários disponíveis são suficientes para atender demanda

Abaixo-assinado pede aumento de horários de linha de ônibus Iririú-Sul em Joinville

Apesar de reclamações, Seinfra acredita que horários disponíveis são suficientes para atender demanda

Fred Romano

Moradores de Joinville se mobilizaram em um abaixo-assinado para pedir a ampliação para horários matutinos na linha de ônibus Iririú-Sul (6003). A reclamação é que a ausência de opções durante o período da manhã tem gerado transtornos para os trabalhadores locais, obrigando muitos a depender de conexões adicionais para transitar entre as regiões sul e leste da cidade.

Segundo relato de Lucas Nicolas Gallotti, criador do abaixo-assinado, os horários existentes, concentrados no período a partir das 17h, são insuficientes e causam inconveniências para os passageiros, limitando a acessibilidade ao transporte público. Para ele, seria necessário também a oferta de horários matutinos.

Conforme a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a linha atualmente opera nos seguintes horários: 17h, 17h15, 17h30, 17h48 (sentido Terminal Sul) e 17h40, 17h55, 18h10 e 18h25 (volta para Estação Iririú).

Lucas explica que a redução das frotas durante a pandemia não foi revertida, prejudicando especialmente a ligação entre as regiões leste e sul da cidade. Ele relata a falta de iniciativas por parte da empresa responsável.

“Colei alguns cartazes no terminal por ser espaço público cedido a empresa privada. Mas meus cartazes foram arrancados”, conta Lucas. “Eles vem cerceando a possibilidade de mobilização legitima e pacífica”, reclama.

O que diz a prefeitura?

A resposta da prefeitura destaca os horários existentes da linha 6003, justificando que atendem à demanda atual. No entanto, o criador do abaixo-assinado argumenta que a limitação nos horários afeta a pontualidade e até mesmo a saúde pública, destacando a superlotação em outras linhas.

Segundo a Seinfra, em média, 360 passageiros utilizam diariamente a linha, criada em maio de 2021. O objetivo foi diminuir a concentração de passageiros no Terminal Central que utilizam linhas de maior movimento, como Norte, Iririú e Itaum, nesses horários no fim do dia.

Ainda conforme a Seinfra, a linha 6003 dá suporte, também, às linhas 0200 – Norte/Sul no sentido Terminal Sul; 0800 – Iririú/Centro no sentido Estação Iririú; 0041 – Norte/Centro no sentido Terminal Norte; e 0130 – Norte/Iririú/Tupy no sentido Estação Iririú.

“A linha 6003 não é a única opção a ser usadas pelos passageiros. Inclusive, em determinados momentos elas passam pelas mesmas ruas, dividindo a demanda de passageiros ao logo desses eixos”, informou a prefeitura em resposta enviada ao jornal O Município Joinville.

Para a Seinfra, tecnicamente, a atual demanda de passageiros justifica a quantidade de horários da linha 6003 em operação atualmente.

O abaixo-assinado

O abaixo-assinado pede à Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) que reconsidere a situação, expandindo os horários matutinos para a linha 6003 e aumentando o número total de horários disponíveis ao longo do dia.

Em relação à formalização do pedido, a Seinfra reforçou que a Ouvidoria é o canal oficial de comunicação com a Prefeitura de Joinville e pode ser acionada pelo aplicativo Joinville Fácil ou pelo formulário disponível no site da prefeitura (joinville.sc.gov.br). Os abaixo-assinados também são analisados, se chegarem à unidade por meios oficiais.

O abaixo-assinado está disponível no site change.org e já tem mais de 90 assinaturas. Lucas informa que quando houver um número expressivo de assinaturas, o abaixo-assinado será encaminhado para a Seinfra.


Assista agora mesmo!

Baile com Os Monarcas e paixão por futebol: Sargento Junkes leva o padrinho para o Bar da Zenaide:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo