Aberta consulta pública para elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Joinville

População pode participar de forma online até o dia 15 de abril

Aberta consulta pública para elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Joinville

População pode participar de forma online até o dia 15 de abril

Redação O Município Joinville

A Prefeitura de Joinville abriu uma Consulta Pública sobre os Estudos de Referência para a Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Riscos e Desastres (PMGRD). A população pode participar de forma online até o dia 15 de abril. Para ler o estudo disponível, basta acessar o site da prefeitura.

As sugestões podem ser enviadas pelo formulário eletrônico, onde é necessário informar nome e contato, além das considerações. As contribuições serão avaliadas e poderão ser incluídas na minuta do PMGRD. O resultado da consulta será divulgado até 30 de junho.

Os estudos foram realizados para avaliar as áreas com riscos de desastres, as medidas necessárias para prevenir ocorrências e como agir em casos de situação de desastres. O objetivo da consulta pública é apresentar à população esses estudos que vão dar subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

O diagnóstico traz uma análise de suscetibilidades e vulnerabilidades. Também identifica situações que aumentem a probabilidade de desastres, faz um mapeamento de risco e propõe ações estratégicas com medidas estruturais e não estruturais de prevenção e redução de riscos.

Os estudos abrangeram todo o município de Joinville nos seguintes desastres: geológicos, hidrológicos, meteorológicos, climatológicos, biológicos e tecnológicos, de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

O futuro PMGRD tem o objetivo de propor instrumentos de gestão para prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em relação a desastres para proteger a população, evitar danos materiais e ao meio ambiente.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo