Abertura do Natal de Joinville reúne cerca de 44 mil pessoas com espetáculo
Apresentação será repetida neste domingo
Apresentação será repetida neste domingo
Embalados por música, dança e artes cênicas, cerca de 44 mil pessoas se encantaram com o espetáculo de abertura do Natal de Joinville, em frente à prefeitura, na noite de sábado, 15.
Nesta edição, para oferecer mais conforto ao público, o espetáculo de abertura será apresentado em duas noites. Portanto, neste domingo, 16, a atração se repete, às 19h30. A entrada é gratuita.

O grande espetáculo de abertura do Natal de Joinville é dividido em blocos, que são encenados nos dois palcos montados em frente à Prefeitura. Em toda a história, a menina Francisca, uma personagem curiosa e animada, percorre vários mundos que se identificam com as características culturais de Joinville. Em cada um deles, ao aprender algo sobre empatia, solidariedade e vida, ela recebe uma parte da chave mágica que vai ser usada para “abrir a porta mágica do Natal de Joinville”.

O Natal de Joinville é feito a muitas mãos. Para que o espetáculo ganhe vida, centenas de pessoas se envolvem na preparação ao longo do ano.
“Saber que 44 mil pessoas estiveram na primeira noite de abertura nos enche de alegria e mostra que estamos no caminho certo. E principalmente um Natal construído por joinvilenses, para joinvilenses, onde o Chineque, o Chimia, o Fritz e a Francisca refletem a nossa história, gastronomia e cultura. Quero agradecer nossos atores, cantores e bailarinos que participaram nesta noite, que abrilhantaram bastante o nosso Natal”, elogia o prefeito Adriano Silva.
A apresentação é assinada por André Gress, que atua em produções da Broadway, e tem a participação do Instituto Arte Maior, da MOA Companhia de Dança, além de uma participação especial da Escola do Teatro Bolshoi.
Cerca de 30 bailarinos da MOA Companhia de Dança, coordenados pela coreógrafa Patrícia Dalchau, trabalharam em ritmo intenso para presentear a comunidade com beleza e emoção. Além dos ensaios regulares, foram intensificadas as preparações, inclusive com ensaios gerais.

Pela primeira vez, os bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil participaram do espetáculo de abertura. Eles apresentaram trechos do balé O Quebra-Nozes, um dos maiores clássicos do balé de repertório e símbolo do Natal, interpretado por 22 bailarinos, entre alunos da Escola Bolshoi e profissionais da Companhia Jovem Bolshoi Brasil.
Para tornar o evento mais inclusivo e acessível, o espetáculo conta com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma área exclusiva para pessoas com deficiência.
Neste ano, o evento promovido pela prefeitura tem como tema “Aqui, a magia ganha vida”, convidando moradores e turistas a reviverem tradições e despertarem emoções adormecidas. Serão mais de 50 dias de espetáculos e atrações gratuitas.