Abertura do Natal de Joinville acontece neste domingo; confira hora e local
Ruas serão interditadas no dia do evento
Ruas serão interditadas no dia do evento
A partir deste domingo, 20, o clima natalino vai tomar conta de Joinville. O evento de abertura do Natal 2022 será às 19h30, em frente a Prefeitura, com a chegada do Papai Noel, acendimento das luzes, uma encenação especial e um momento ecumênico. Tudo embalado ao som de um coral composto por integrantes de seis corais tradicionais de Joinville.
Este ano, o Papai Noel envia uma carta para a menina Francisca avisando que logo vai chegar na cidade. Ele também pede ajuda para Francisca ficar de olho nos duendes Chineque e Chimia que, muito empolgados em visitar Joinville, acabaram viajando antes da data combinada. O que não vai faltar nessa narrativa é a animação e colaboração entre Francisca e os duendes para trazer o Papai Noel até a cidade.
Além das músicas natalinas, haverá um momento ecumênico, com o evangelista joinvilense Deive Leonardo e com representante das igrejas Católica, Evangélica e Luterana, refletindo o verdadeiro sentido do Natal.
“Estamos preparando um evento especial para a Abertura do Natal. Como é no fim de semana, a expectativa é que tenhamos uma participação expressiva dos joinvilenses. O público será envolvido na narrativa que tem relação com o espetáculo Illuminare”, detalha o secretário de Comunicação, Thiago Boeing.
Com o objetivo de garantir que todas as pessoas possam acompanhar as apresentações, dois telões serão instalados. Um deles ficará próximo ao Tênis Clube e outro em frente ao monumento da Barca Colon.
A comemoração natalina é uma realização da Prefeitura de Joinville e do Instituto Natal Joinville, uma entidade sem fins lucrativos que propõe um modelo de gestão ancorado na busca da sustentabilidade e independência financeira, criando atividades geradoras de recursos próprios e captação de patrocinadores.
Com a previsão de intensa circulação de pessoas, os agentes de trânsito da Prefeitura de Joinville estarão em pontos estratégicos orientando a população.
A partir das 17h30, as ruas na região central de Joinville, próximas à Prefeitura serão interditadas. Quem estiver na rua Helmuth Fallgatter, terá que se dirigir em direção à Ponte do Trabalhador. Outros pontos de interdição serão nas ruas 9 de março e XV de Novembro com a rua do Príncipe. Já para quem estiver se deslocando no sentido Norte-Sul, o fechamento ocorre nas ruas José Vieira com a Max Colin. E por fim, próximo ao Museu de Sambaqui, nas esquinas da rua Dona Francisca e avenida Beira Rio.
Pessoas com deficiência ou idosos que tenham a credencial em seus veículos, poderão estacionar mais próximo ao local do evento. Entretanto, o acesso será pela avenida Beira Rio, tendo o Museu de Sambaqui como ponto de referência.
Os ônibus do transporte coletivo terão acesso ao Terminal Central. A partir de domingo, haverá aumento na oferta do transporte. Serão 67 linhas que farão 2.164 horários. As informações sobre itinerários e horários das partidas estão disponíveis no site onibus.info.
Em frente à Prefeitura, um esquema de segurança foi planejado, contando com o apoio de diversas forças de segurança. Serão colocadas grades para evitar a circulação de pessoas nas proximidades do rio Cachoeira.
Mais de 1 milhão de lâmpadas compõem a decoração do Natal de Joinville. Um grande circuito foi montado para que o público percorra os locais decorados e registre os momentos em pontos instagramáveis.
O circuito de Natal começa em frente a Prefeitura, que recebeu árvores iluminadas, além de enormes guirlandas na fachada. O roteiro continua em frente à Câmara de Vereadores, a Passarela Charlot e Centreventos Cau Hansen, que será palco do espetáculo Illuminare e sede da Feira de Artesanato.
Depois, é só chegar nas praças Dario Salles e da Bandeira, que recebem respectivamente a Vila do Papai Noel e a Vila da Neve. O visitante poderá se divertir gratuitamente em uma pista de patinação no gelo instalada no Ginásio Abel Schulz, brincar no carrossel na Praça Nereu Ramos e continuar o passeio admirando o corredor de pisca-pisca na rua do Príncipe, iluminação da avenida JK, Rua das Palmeiras e Museu Nacional de Imigração e Colonização.
Já nos bairros, a iluminação estará presente nas praças da Estação da Cidadania (Aventureiro), Caetano Évora da Silveira, em (Pirabeiraba) e Tiradentes (Floresta), na rotatória do Parque da Cidade (Guanabara) e no Parque Porta do Mar (Espinheiros). A tradicional Rua do Papai Noel, no bairro Atiradores e o Pórtico da Rua XV de Novembro também compõem o cenário natalino.
A tradicional árvore de Natal mudou de endereço este ano. A estrutura, com 20 metros de altura, foi instalada na calçada entre a rua 9 de Março e a avenida JK. Em uma homenagem à dança e às flores, a árvore tem folhas em formato de pétalas e as luzes vão ser sincronizadas com a música.
Leia também:
1. 82ª Festa das Flores de Joinville: confira guia com programação do evento
2. VÍDEO – PRF apreende arsenal e munições na BR-101, em Joinville
3. Homens armados invadem casa e assaltam morador no Jardim Iririú, em Joinville
4. Identificado trabalhador que morreu ao cair de 12 metros de altura em Joinville
5. Deputado eleito de Joinville abre processo seletivo para vagas em gabinete
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização