Academia Joinville de Letras empossa novos acadêmicos na terça-feira

Valmir Capim Neitsch, Ernani Buchmann e Álvaro Cauduro são os novos membros

Academia Joinville de Letras empossa novos acadêmicos na terça-feira

Valmir Capim Neitsch, Ernani Buchmann e Álvaro Cauduro são os novos membros

A Academia Joinvilense de Letras (AJL) realiza na próxima terça-feira, 9, às 19 horas, na Sociedade Harmonia-Lyra, a posse de seus novos acadêmicos: o escritor Valmir Capim Neitsch, na cadeira nº 18, e o escritor Ernani Buchmann, sócio-correspondente, na cadeira nº 12, e o advogado Álvaro Cauduro, membro-honorário.

A solenidade é aberta ao público, porém, poderá ser acompanhada também ao vivo pelo Facebook da AJL. A Sociedade Harmonia Lyra fica na rua 15 de Novembro, 485, Centro de Joinville.

Saiba mais sobre os novos acadêmicos:

 Valmir Capim Neitsch é poeta, autor de cinco livros e tem uma trajetória de envolvimento e liderança em diversas iniciativas e movimentos culturais da cidade.

O poeta é conhecido por sua versatilidade. Atuou na Fundação Cultural de Joinville como coordenador do projeto Caravana da Cultura. Dirigiu os grupos de teatro da Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (Adej) e da Associação Universo Down.

Capim também fez parte do Grupo Zaragata, movimento de poetas joinvilenses nos anos 1990, organizou festivais de MPB e esteve engajado em tertúlias realizadas no Museu de Artes.

Ernani Buchmann é advogado, jornalista e escritor. Foi repórter esportivo, editor, cronista, comentarista de diversos jornais, rádios e emissoras de TV no Paraná, publicitário, diretor-executivo da Fundação Cultural de Curitiba e membro do conselho da Fundação Teatro Guaíra. É servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região e membro-benemérito do Instituto dos Advogados do Paraná.

Ocupante da Cadeira nº 2 da Academia Paranaense de Letras, foi seu presidente entre 2017 e 2021. É presidente da Academia Brasileira de Letras do Futebol. Tem 22 livros publicados, além de oito em parceria.

Álvaro Cauduro de Oliveira é advogado natural de Porto Alegre (RS), migrou para Joinville em 1980 para gerenciar uma instituição financeira. A partir de 1991 passou a exercer a advocacia em tempo integral, com foco no Direito Empresarial e de Família.

Em 2014 assumiu a presidência da tradicional Sociedade Harmonia Lyra, sede da Academia Joinvilense de Letras, e em 2019 foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Joinville. 

Leia também:
1. Schulz, de Joinville, compra empresa do Rio Grande do Sul
2. Mega-Sena 2745: bolão de Joinville acerta a quina e leva prêmio de mais de R$ 45 mil
3. Nova unidade da Casa China será inaugurada em Joinville
4. Nova ponte Albertinho Bornschein, em Joinville, causa mudanças no trânsito
5. VÍDEO – Incêndio atinge morro na avenida Santos Dumont, em Joinville


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville:

[/vc_column

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo