Acij apresenta pesquisa para identificar demanda de empregos e candidatos em Joinville
Estudo identificou falta de mão de obra qualificada para preenchimento de vagas
Nesta segunda-feira, 23, a Associação Empresarial de Joinville (Acij) apresentou os resultados da pesquisa sobre empregabilidade, que buscou identificar a demanda de empregos e candidatos para os setores produtivos da cidade.
“Este é um passo importante pra alinhar as necessidades de emprego, profissionais, qualificações e vagas. Entender qual as necessidades das empresas atuais”, avalia Emerson Zappone, presidente do Consep (Conselho das Entidades Patronais Conveniadas) e responsável pela apresentação da pesquisa.
Segundo Emerson, os principais pontos apurados pelo estudo foi a falta de mão de obra qualificada para preenchimento de vagas, rotatividade de trabalhadores e oferta desproporcional de cursos técnicos, que não atende a demanda trabalhista.
A pesquisa contou com a participação de 69 empresas, agências de recrutamento e instituições de ensino. A partir das respostas, foi possível verificar que há grande necessidade de contratação no setor das industrias. Neste caso, a maioria contrata trabalhadores para vagas operacionais e técnicas. Porém, acabam esbarrando na falta de qualificação para estas contratações.
Saiba mais: Joinville termina primeiro semestre de 2021 com saldo positivo de empregos; veja números por mês
Emerson conta que, muitas empresas, precisam flexibilizar os requisitos da vaga para conseguir encaixar os candidatos, que não possui grau de profissionalização para preenche-las em um primeiro momento.
Ele também destaca que as agências de recrutamento costumam selecionar os perfis para as vagas. “Cumprem papel importante, mas não conseguem unir esses candidatos para responder a demanda”, avalia. E um dos fatores que pode contribuir para a falta de mão de obra é o oferecimento de cursos técnicos na cidade.
A pesquisa da Acij apontou que mais de 50% das instituições de ensino oferecem cursos de bacharelado e licenciatura, enquanto as demais oferecem também os cursos técnicos. Para Emerson, não há compatibilidade entre oferta [de cursos] e demanda, que é maior no setor das indústrias, com vagas operacionais e técnicas.
No fim de sua apresentação, o presidente do Consep trouxe reflexões sobre a pesquisa. “A provocação aqui é que pensemos em ações com o objetivo de trazer a formalidade e qualificação profissional”. Emerson aponta que, uma possibilidade, seria o investimento em cursos de nível técnico, pensados junto com a demanda local, inclusive, com parcerias entre instituições de ensino e empresas.
Além de trazer a questão da educação e falta de mão de obra, também foram citados na apresentação número de vagas disponíveis, quantidade de candidatos em busca ativa de empregos, trabalhadores informais e envelhecimento dos profissionais, que tendem a ter expectativa de vida trabalhista maior.
A Acij deve disponibilizar os dados da pesquisa para consulta a partir desta terça-feira, 24, no site da entidade.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube