Adutora em Joinville é a primeira de SC a ter turbina de geração de energia

Turbina instalada em uma adutora foi apresentada pela Companhia Águas de Joinville

Adutora em Joinville é a primeira de SC a ter turbina de geração de energia

Turbina instalada em uma adutora foi apresentada pela Companhia Águas de Joinville

Vítor Filomeno

Na manhã desta terça-feira, 16, a Companhia Águas de Joinville (CAJ) apresentou oficialmente a sua nova tecnologia sustentável: uma turbina instalada diretamente em uma tubulação de água, gerando energia elétrica. O maquinário é o primeiro de Santa Catarina em uma adutora.
A novidade está localizada no Reservatório R5, na Estrada Blumenau, no bairro Vila Nova. A turbina gera energia de fonte renovável sem interferir na pressão da água que é distribuída às casas. O gerente de água da CAJ, Lucas Martins, explicou como essa instalação funciona.

“Nós temos uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na cota de 120, mais ou menos. É uma cota bem elevada e ela manda água para cidade até os reservatórios, que estão na cota 50. Essa diferença entre a elevação da ETA e dos reservatórios chamamos de potencial de energia, o qual podemos queimar na turbina, transformando esse potencial hidráulico em energia elétrica”, diz.

Juntamente à instalação da turbina, a CAJ realizou a substituição completa da adutora que abastece o reservatório. Essa obra, que durou aproximadamente seis meses, custou R$ 2 milhões. Esse investimento terá um retorno.

“Toda a energia que geramos nós colocamos na Celesc e receberemos em crédito para usarmos em outras unidades. A capacidade de geração dessa turbina aqui vai ser em torno de 40kWh, se estiver com tudo rodando perfeitamente. Se for converter em número de casas abastecidas, são 100 residências”, explica Lucas Martins. Isso representa para a companhia uma economia anual de, aproximadamente, R$ 300 mil reais.

Além disso, a instalação dessa turbina traz benefícios operacionais para a CAJ, que já estuda novas unidades. “Com ela, temos um maior controle da vazão que está sendo direcionada para esse reservatório, conseguimos fazer comandos à distância, fazendo toda essa tratativa de forma mais moderna. Já fizemos o estudo para instalar no reservatório R10, que fica ali no São Marcos”, comenta o gerente de águas da Companhia.

O prefeito de Joinville, Adriano da Silva (Novo), esteve no local nesta manhã, foi apresentado à obra e elogiou a novidade. “É uma grande tecnologia, é uma inovação para todo o estado de Santa Catarina. Temos estimulado muito a Águas de Joinville a fazer inovações. São tecnologias como essa que estamos trazendo para melhorar a qualidade de vida do joinvilense”, finaliza.

Leia também:
1. Nova lei permite pagamento de tributos estaduais por PIX em Santa Catarina
2. O que motivou o filho do governador a desistir de ocupar cargo no governo de SC
3. Banda cover faz tributo ao Mamonas Assassinas em Joinville neste fim de semana
4. Homem fica gravemente ferido após levar pedradas na cabeça em Barra Velha
5. Tempo em Joinville: veja a previsão para esta terça-feira


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo