Advogado joinvilense concorre à vaga de desembargador do TJ-SC

Wilson Pereira Junior, o Tiji, está entre os 12 classificados

Advogado joinvilense concorre à vaga de desembargador do TJ-SC

Wilson Pereira Junior, o Tiji, está entre os 12 classificados

Redação O Município Joinville

O advogado joinvilense Wilson Pereira Junior, o Tiji, está entre os 12 classificados para concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) pelo Quinto Constitucional.

Tiji é advogado há 20 anos e durante a carreira já foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por quatro anos. “Eu agradeço a confiança de todo o conselho”, diz o advogado em vídeo.

O conselho da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), selecionou no sábado, 29, a lista com 12 advogados.

No dia 21 de junho, haverá uma votação direta entre todos os advogados do estado. Os seis nomes mais votados serão enviados ao TJ-SC para preenchimento da vaga seccional.

Ordem dos Advogados do Brasil/Divulgação

Votação do conselho

No sábado, 29, após quase 12 horas de sessão, o Conselho Pleno da OAB-SC realizou a sabatina pública, transmitida ao vivo pelo YouTube, com 22 candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) pelo Quinto Constitucional da advocacia.

Ao final, foram escolhidos os 12 nomes que passarão pelo voto direto da advocacia no próximo dia 21 de junho, quando será formada a lista sêxtupla com os indicados da seccional para a vaga, decorrente da aposentadoria do desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho.

Por ordem definida em sorteio, cada candidato teve cinco minutos para se apresentar e discorreu sobre tema sorteado por 15 minutos, respondendo às perguntas formuladas pelos conselheiros estaduais. As perguntas foram previamente elaboradas pela Comissão Eleitoral do Processo de Inscrição da Lista Sêxtupla e o seu conteúdo tratava sobre garantias constitucionais, segurança jurídica, independência dos poderes, aperfeiçoamento das instituições, honorários advocatícios, prerrogativas, entre outros.

A Comissão Eleitoral foi presidida pelo conselheiro federal Fábio Jeremias de Souza, e composta pelos conselheiros estaduais Fábio Jablonski Philippi, Rafael Niebuhr Maia e Fernanda Sell de Souto Goulart; e pelos presidentes das Subseções de Joinville, Concórdia e Lages, Maria de Lourdes Bello Zimath, Mirian Gerhardt Dallegrave e Rodrigo Goetten, respectivamente.

Após a sabatina, o Conselho Pleno iniciou o processo de votação, da qual participaram os conselheiros estaduais e membros natos, e que já foi realizado de forma on-line no mesmo sistema desenvolvido pela UFSC que será utilizado para a votação no dia 21 de junho, com participação de toda a advocacia.

Confira a lista dos selecionados

01 – Diogo Nicolau Pítsica – OAB/SC 13950 – Capital
02 – Carlos Werner Salvalaggio – OAB/SC 9007 – Criciúma
03 – Wilson Pereira Júnior – OAB/SC 15947 – Joinville
04 – Patricia Uliano Effting – OAB/SC 13344 – Tubarão
05 – Tammy Fortunato – OAB/SC 17987 – São José
06 – Jandrei Aldebrand – OAB/SC 14980 – Chapecó
07 – Romualdo Paulo Marchinhacki – OAB/SC 9430 – Blumenau
08 – Angelito José Barbieri – OAB/SC 4026 – Blumenau
09 – Marivaldo Bittencourt Pires Júnior – OAB/SC 18096 – Tubarão
10 – Vinícius Marcelo Borges – OAB/SC 11722 – Capital
11 – Eduardo Cavalca Andrade – OAB/SC 12714 – Lages
12 – Cleide Regina Furlani Pompermaier – OAB/SC 15743 – Blumenau

Votação

A eleição será eletrônica, por meio de sistema criptografado e auditado pelo Laboratório de Segurança em Computação da UFSC, e marca a primeira escolha na seccional com participação direta da classe.

Na abertura da sessão, que contou com mais de quatro mil visualizações, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, lembrou que a iniciativa democratiza o processo de escolha da vaga ao Quinto Constitucional com ampla publicidade, liberdade e transparência. “A primeira eleição direta é um marco histórico para a nossa Seccional”, ressaltou.

O presidente da Comissão Eleitoral, conselheiro federal Fábio Jeremias, destacou o trabalho dos membros da Comissão pela lisura e transparência no processo. “Trabalhamos para que tudo ocorresse da melhor maneira, garantindo a maior transparência no processo, tanto para a advocacia quanto para os candidatos à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional”, reiterou.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo