X
X

Buscar

Advogados de Joinville são candidatos ao Conselho Federal da OAB

Joinville tem três candidatos representando a cidade na eleição

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) promove nesta quinta-feira, 25, a eleição que definirá as diretorias e conselhos da Seccional e das Subseções entre o período de 2022 a 2024. Pela primeira, vez, quatro chapas disputam as eleições estaduais da entidade.

Joinville tem três candidatos ao Conselho Federal na disputa, que será feita de forma híbrida, com possibilidade de participação presencial e online. A reportagem do jornal O Município Joinville conversou com os candidatos joinvilenses ao Conselho Federal sobre as propostas e expectativas para a eleição.

Conheça os candidatos:


Tatiana Kahlhofer – Chapa 2: A OAB que você quer

Expressar a vontade da advocacia catarinense através do diálogo. Esse é o principal objetivo que Tatiane Kahlhofer, candidata ao Conselho Federal quer levar ao cenário nacional. Foi por conta disso, e de toda a confiança que Tatiane tem no projeto, que ela aceitou o desafio de ser candidata.

“Tenho a confiança que podemos implementar um projeto de uma nova ordem, com propostas dissociadas de personalismos, inclusivas e com pessoas aptas a dar voz e ouvir”, relata. Esse é um dos lemas da campanha, ouvir os jovens advogados, mulheres e colegas que atuam em pequenos escritórios.

Arquivo Pessoal

Advogada trabalhista há mais de 25 anos, Tatiane atualmente é conselheira estadual suplente da OAB. Para o Conselho Federal, a candidata pretende abrir o diálogo, não protagonizando o cargo já que o maior compromisso, na visão dela, é com a promoção de ações no sentido do fortalecimento da defesa, com maior atenção na advocacia jovem e feminina.

Em 88 anos, essa é a primeira vez que há candidatas mulheres à presidência da seccional da OAB em Santa Catarina. “Estar no Conselho Federal, representando esse movimento forte de mulheres que têm voz e devem ser ouvidas é, com muita responsabilidade, uma oportunidade”, relata Tatiane.

A chapa 02 tem como principais propostas a redução da anuidade, ampliação da estrutura da procuradoria, redução do valor pago pelos usuários do plano de saúde da Caasc, entre outros pontos essenciais na discussão da advocacia no estado.


Rodrigo Bornholdt – Chapa 3: Tod@s na OAB

Com uma proposta que dá destaque ao diálogo da democracia, pluralidade e inclusão de vozes, a chapa 03, Tod@s na OAB, tem como candidato de Joinville o advogado Rodrigo Bornholdt. Em visita ao jornal O Município Joinville, Rodrigo contou sobre sua maior bandeira como candidato: a defesa incondicional da democracia e do Estado de Direito.

Brenda Pereira/O Município Joinville

“Eu fui procurado pelo Gabriel e por alguns integrantes da chapa no fim de setembro com a proposta. Eu estava um pouco distante das questões estaduais e nacionais da OAB, mas percebi alguns posicionamentos que considero equivocados”, explica. Por conta disso, Rodrigo aceitou compor e fortalecer a presença da região Norte na chapa 3.

Com 25 anos de experiência na área de advocacia, os principais questionamentos que Rodrigo fez ao se atualizar dos posicionamentos da OAB-SC foram em relação ao estado democrático de direito. “A OAB tem um papel histórico, principalmente pela atuação que teve ao longo da ditadura militar. A ordem sempre se manifestou de forma firme e nesse momento vemos nosso país ameaçado”, conta.

Para Rodrigo, a cidade de Joinville, como a maior do estado, não pode esquecer dessa resistência e luta. “Quero representar o Norte do estado no sentido do diálogo, mas também mantendo a postura forte.

Da esquerda para a direita está a candidata a tesoureira, Evelyn Scapin, candidato à presidência, Gabriel Kazapi e candidato à conselheiro, Rodrigo Bornholdt. Foto: Brenda Pereira/O Município Joinville

A chapa 03 está sendo reunida desde fevereiro. O candidato à presidência da OAB-SC, Gabriel Kazapi, relata que quer representar os advogados e advogadas com outra postura, diferente da atual, sem lavar as mãos para temas importantes, priorizando sempre o diálogo e a democracia.

“Fizemos um diagnóstico das necessidades e precisamos resgatar uma entidade realmente ativa nas grandes causas da sociedade e de suas relações de inclusão, pluralidade e democracia interna”, explica Gabriel que atua na área de advocacia empresarial e civil há 16 anos.


Maria de Lourdes – Chapa 4: Mais avanços, Mais futuro

Atual presidente da subseção de Joinville da OAB-SC, Maria de Lourdes aceitou o desafio de concorrer ao Conselho Federal para representar os advogados e advogadas de Joinville, Garuva e Itapoá. “São desafios que nos movem, que nos fazem vibrar intensamente”, conta Maria, que hesitou em aceitar o convite a primeiro momento.

“Tinha planos, assim que finalizasse o mandato na presidência da subseção, de desfrutar um período sabático, mas não resisti à oportunidade e abracei a candidatura”, explica. Para ela, a principal bagagem que levará para o Conselho Federal serão as experiências e as transformações feitas em Santa Catarina, desta vez para um cenário nacional.

Arquivo Pessoal

Como compromissos para o Conselho Federal, Maria acredita que eles vão além da relatoria e o voto em processos de inidoneidade e de infrações éticas. O principal propósito é unir-se as vozes que desejam fortalecer o regime democrático.

“Esse fortalecimento se refletirá, por exemplo, em uma eleição pelo voto direto para a escolha dos dirigentes da OAB nacional”, conta e reflete que a escolha indireta ou representativa não atende os anseios da advocacia.

Outro lado debatido pela candidata é o resgate do orgulho da OAB nacional, necessitando a revisão dos princípios, práticas e pautas históricas. Para Maria, a OAB é um lugar de resistência republicana, de debates de questões nacionais, sendo uma voz não somente da advocacia, como também da sociedade inteira.

Advogada há mais de trinta anos, Maria exerceu o magistério Jurídico por mais de 15 anos. Atualmente, é presidente da subseção de Joinville da OAB-SC e relata o período da pandemia como o de maior desafio no ofício. “Mas eu sei que quando um capítulo acaba outro começa e sei que estou pronta para representar o Norte do Estado”, completa.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube