Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Advogados pedem ao STF revogação do uso de tornozeleira eletrônica e liberação das redes sociais de Zé Trovão

Deputado federal eleito de Joinville assume cadeira em 2023

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Advogados pedem ao STF revogação do uso de tornozeleira eletrônica e liberação das redes sociais de Zé Trovão

Deputado federal eleito de Joinville assume cadeira em 2023

Raul Sartori

Tira isso
Os advogados do deputado federal eleito pelo PL de SC, Zé Trovão, já pediram ao Supremo Tribunal Federal a revogação do uso de tornozeleira eletrônica e de outras medidas cautelares, como a proibição de acesso às redes sociais. O que poucos sabem é que sequer há denúncia contra ele, apenas um inquérito, por determinação do ministro “supremo” Alexandre de Moraes.

Secretariado
Olha o sapato alto! Apesar de favorito, o senador Jorginho Mello ainda não é o governador eleito. Mas já se fala em nomes para seu secretariado, como a deputada federal reeleita Carmen Zanotto (Cidadania) para a Secretaria de Estado da Saúde, e do ex-reitor Aristides Cimadon para a Secretaria da Educação.

Lamento de Andrino
O ex-deputado estadual e federal Edson Andrino de Oliveira, integrante do chamado MDB (ex-PMDB) “histórico”, ficou muito triste ao saber do posicionamento do partido em SC, a favor de Bolsonaro no segundo turno. Na frase final de texto-desabafo em rede social escreveu: “Retornar ao PT não deveria ser opção, mas diante das alternativas apresentadas é a única que nos resta”.

Argumento
A redução da idade penal de 18 para 16 anos sempre foi um assunto polêmico. Mas convenhamos: se o jovem tem idade para votar, dirigir veículo e outros direitos, até de contrair matrimônio, porque não o de ser responsável por suas ações?

Furar a bolha
Lula quer furar a bolha nos estados onde Bolsonaro venceu no primeiro turno, e sua campanha desenvolveu estratégias para tentar ganhar ou reduzir a diferença em favor do adversário em vários deles, inclusive SC. O plano: aumento dos ataques ao adversário, a oferta de programas específicos para cada estado e a exploração da imagem de aliados com trajetória reconhecida em seus domicílios eleitorais. A submersa senadora e ex-ministra Ideli Salvatti pode dar a cara? A conferir.

Conhecimento
A vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, é quem coordena as ações relacionadas a um lamentável caso de injúria racial tendo como vítima uma estudante quilombola, ocorrido dia 28 de setembro, materializada numa frase escrita no banheiro feminino do bloco A do Centro de Ciências da Educação. Não por acaso. Pela primeira vez ato de tal a natureza é tratado como crime na instituição e Joana é pesquisadora de ações afirmativas e relações raciais.

Transformação
Boas práticas em resolutividade adotadas pelo Ministério Público de SC foram apresentadas segunda-feira, em Brasília, para promotorias de justiça de todo país. O programa Transformação MP estimula e apoia as promotorias de justiça na elaboração e implementação de estratégias que solucionem problemas da realidade local, reconhecendo projetos resolutivos.

Noticia falsa
Lamentavelmente, pululam diariamente as notícias falsas relacionadas às eleições. A dos últimos dias informa que o voto impresso será adotado no segundo turno, dia 30. Chance zero, já que não existe possibilidade de a medida ser tomada porque não está prevista em lei.

Excluída
O Congresso Nacional inaugurou segunda-feira a visita temática “História Política das Mulheres”. Pelos corretores do Senado e da Câmara dos Deputados, os visitantes podem conhecer a trajetória de mulheres que fizeram a diferença no Parlamento e em movimentos sociais. Aos organizadores não lhes ocorreu incluir a catarinense Antonieta de Barros, a primeira negra a assumir um mandato eletivo popular no país, como deputada estadual, em SC, em 1934.

Indenização
Em uma das primeiras ações do gênero, a União foi condenada a pagar R$ 160 mil aos familiares de um médico de Joinville que atuou na linha de frente de tratamento dos pacientes de covid-19 e morreu 19 dias após ter contraído a doença. A indenização foi instituída em março de 2021 pela lei federal 14.128, para profissionais e trabalhadores de saúde que, durante o período de emergência de saúde pública de importância nacional decorrente da disseminação do novo coronavírus, trabalharam no atendimento direto a paciente ou realizaram visitas domiciliares.

Significado
Contribuição da coluna a quem desconhece o significado de fascismo, expressão muito ouvida nos últimos dias. Diz-se fascista a aquele que pertence ao fascismo, regime político semelhante ao de Benito Mussolini, na Itália em 1922, que se pauta no despotismo, na violência e na censura, marcas que o definem como antidemocrático e ditatorial.

– Assista agora:
Almofadas de coração amenizam dor de mulheres que retiraram seios, em Joinville

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo