Agentes de saúde de Joinville visitam bairros e orientam moradores sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti
Mutirão foi chamado de “Dia D - Joinville Conta a Dengue”
Mutirão foi chamado de “Dia D - Joinville Conta a Dengue”
Neste sábado, 17, a Prefeitura de Joinville realizou uma grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante o mutirão, equipes visitaram diversos bairros levando orientações para os moradores e vistoriando possíveis criadouros do mosquito.
Durante a manhã, as equipes se dividiram pelas regiões de quatro bairros entre os que mais apresentam focos do mosquito: Aventureiro, Saguaçu, Paranaguamirim e Morro do Meio. A meta foi visitar as residências e impactar as famílias com as orientações do check list apresentadas pelo “10 Minutos Contra a Dengue”, uma das ações estratégicas utilizadas pela Prefeitura de Joinville.
“Abordamos o morador, informamos o índice de pessoas infectadas e ajudamos a identificar possíveis focos do mosquito. Se necessário, fazemos o tratamento com larvicida e já sanamos logo o problema. Também passamos orientações sobre os cuidados que precisam ser tomados, principalmente o uso de repelente que estamos enfatizando bastante”, relata o agente de combate a endemias da Secretaria da Saúde, Carlos Eduardo Silva.
De acordo com a prefeita em exercício, Rejane Gambin, embora concentrado nas regiões mais críticas, o “Dia D”, como foi chamado o mutirão, é um convite para que toda a população de Joinville se mobilize no combate ao mosquito.
“Queremos conscientizar as pessoas que essa guerra só será vencida se tivermos a união dos joinvilenses fazendo semanalmente a vistoria nas suas casas, porque é ali que 85% dos focos do mosquito estão escondidos. Essa ação tem a intenção de multiplicar pelo exemplo, para que pessoas de outros bairros, moradores de casas ou apartamentos, façam essa vistoria cuidadosa para que possam identificar qualquer lugar que possa ser um foco do mosquito”, destaca.
A ação foi realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e teve a participação das forças de segurança da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários e 62º Batalhão de Infantaria (62 BI), além de voluntários e de representantes do Conselho Municipal de Saúde, dos Conselhos Locais de Saúde e dos Conselhos Comunitários de Segurança.
Até este sábado, 17, Joinville já confirmou 1.540 casos de dengue em 2024, culminando em cinco mortes. Os dados são atualizados diariamente pela Prefeitura de Joinville. De acordo com os registros são 11.377 casos notificados, sendo 3.856 em investigação e 5.981 descartados.
Dos casos confirmados, 729 são homens, o que representa uma parcela de 47,34%, enquanto as vítimas mulheres são 811, ou seja, 52,66%. Além disso, as confirmações também são registradas por bairros e por faixa etária.
Leia os destaques da semana:
1. Bairros de Joinville têm mudança no dia de coleta seletiva; saiba quais
2. Hospital de Joinville tem vagas de emprego abertas
3. Tarifa de água e esgoto em Joinville será reajustada
4. Com nova turnê, Fábio Júnior fará show em Joinville após mais de 10 anos
5. Escola municipal receberá quadra coberta em Joinville
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: