Agentes de segurança de Joinville orientam população em situação de rua sobre documentos
Cerca de 20% das pessoas atendidas não possuíam documentação
Uma parceria entre Forças de Segurança Pública de Joinville tem oferecido acolhimento quando o assunto é documentação para pessoas em situação de rua que procuram atendimento no Centro Pop.
Um levantamento prévio constatou que normalmente é nas segundas-feiras que se concentra a maior quantidade de pessoas aguardando por atendimento no local.
Para dar mais agilidade ao processo, os agentes de segurança fazem a checagem dos documentos e orientação sobre confecção para aqueles que não possuem Carteira de Identidade e CPF, por exemplo. A documentação é necessária para encaminhamento para outros serviços sociais, como o Cadastro Único e Auxílio Brasil.
Na segunda-feira, 9, foram feitas 31 abordagens e cerca de 20% das pessoas atendidas não possuíam documentação.
A ação é realizada pela Guarda Municipal de Joinville, Núcleo de Inteligência da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), servidores da Secretaria de Assistência Social e Polícias Civil, Militar e Científica.
“Nós vamos dar continuidade a esse trabalho, que é de extrema importância. Ter a documentação em dia é um direito de todo cidadão e garante que ele possa ter acesso aos diferentes serviços públicos, além da identificação”, afirma o secretário da Seprot, Paulo Rogério Rigo.
Recomendações
Para auxiliar uma pessoa em situação de rua, a orientação é encaminhá-la ao Centro Pop, que fica na rua Paraíba, 937, ao lado da Rodoviária de Joinville. Nesse local, a equipe técnica está preparada para acolher e encaminhar o usuário para diferentes serviços, como acesso a alimentação no Restaurante Popular e vagas de emprego, via Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores. O Centro Pop atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Leia também:
1. Homem é detido por tráfico de drogas e furto de energia elétrica no Guanabara, em Joinville
2. Suspeito de estuprar jovem no Centro de Joinville tem prisão preventiva decretada
3. Cerca de 95 residências de Joinville tem rede elétrica removida pela Celesc
4. Obra em rua do Costa e Silva causa falta de água nesta quinta-feira em Joinville
5. Obituário de Joinville: confira falecimentos de hoje e dos últimos dias
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização