Ágora Tech Park, de Joinville, recebe feira nacional de iniciação científica

Evento iniciou nesta segunda-feira

Ágora Tech Park, de Joinville, recebe feira nacional de iniciação científica

Evento iniciou nesta segunda-feira

Rafael Moreira

A partir desta segunda-feira, 8, até o dia 12 de setembro, Joinville recebe a décima edição da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), um dos maiores encontros nacionais voltados à ciência jovem. Evento é realizado no Ágora Tech Parck com a participação de estudantes de diferentes regiões do país.

Nesta edição, mais de 300 iniciativas científicas de jovens de 20 estados do país foram classificadas para a etapa presencial em Santa Catarina, abrangendo soluções em áreas diversas: desde o uso de bioplásticos e materiais sustentáveis até propostas em inteligência artificial aplicada à saúde, passando por educação inclusiva, energias renováveis, monitoramento ambiental, combate a doenças e até jogos educativos e aplicativos voltados à cidadania.

Criada para incentivar a iniciação científica entre crianças e adolescentes, a FEBIC oferece aos participantes a oportunidade de transformar ideias em projetos aplicáveis, além de estimular a troca de experiências com outros jovens pesquisadores e professores.

A programação combina apresentações de projetos, oficinas e atividades formativas. Entre os destaques estão as avaliações abertas ao público, minicursos para professores, oficinas de ciência interativas, palestras magnas e momentos de integração cultural. O evento também prevê espaços de socialização entre expositores, atividades práticas para visitantes, uma tarde cultural e duas etapas de premiação, culminando na cerimônia de encerramento no dia 12 de setembro.

Como destaca o coordenador geral da FEBIC, Jean Mary Facchini, “este é o maior evento de popularização da ciência em Santa Catarina e um dos mais importantes do país, com projetos que vão desde a educação infantil à pós-graduação. Estamos com uma grande expectativa para receber os cerca de 1,2 mil estudantes que irão compartilhar conhecimentos e descobertas”.

O Ágora Tech Park, sede da edição de 2025, e traz um diferencial para a FEBIC: um ambiente conectado a um dos ecossistemas de inovação que mais cresce no país. Com mais de 100 residentes (entre startups, fab lab, empresas de serviços especializados, entidades empresariais e setoriais, incubadoras e aceleradoras, redes de investidores e programas em parceria com universidades), o Ágora Tech Park soma cerca de 1,5 mil empregos gerados e um faturamento anual em torno de R$ 800 milhões, o que representa 2,3% do PIB da cidade de Joinville. Este resultado é 58% superior à média dos parques tecnológicos brasileiros.

Sediar a FEBIC é uma oportunidade de reforçar a missão de impulsionar o desenvolvimento de talentos e de contribuir para que a iniciação científica seja cada vez mais valorizada no Brasil: “o futuro da ciência e da inovação depende de jovens que tenham a chance de experimentar, errar, aprender e compartilhar seus projetos. Abrir as portas do Ágora para a FEBIC é investir nesse futuro”, destaca o diretor-executivo Fabiano Dell Agnolo.

Leia também:
1. VÍDEO – Carro capota em garagem na zona Sul de Joinville
2. Sol volta a aparecer em Joinville nesta semana; saiba em qual dia
3. Mais de 830 vagas de emprego em Joinville são divulgadas; saiba como se candidatar
4. Homem morre após tentar tirar arma de policial em Jaraguá do Sul
5. VÍDEO – Quase 300 quilos de maconha são apreendidos em ocorrências na BR-101, em Joinville


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo