Ágora Tech Park, de Joinville, terá novo diretor-executivo a partir de novembro
Ricardo Fantinelli deixará o cargo após três anos
A partir de novembro, o executivo Fabiano Dell Agnolo passa a atuar na diretoria do Ágora Tech Park, parque tecnológico localizado no Perini Business Park, em Joinville. Ele continuará atuando como diretor-executivo do Join.Valle. Fabiano sucede Ricardo Fantinelli, diretor-executivo do Ágora nos últimos três anos.
Profissional envolvido com programas e ações de incentivo ao empreendedorismo inovador, Fabiano atua no Join.Valle desde sua criação em 2016. “A relação do Join.Valle e do Ágora sempre foi muito estreita. São dois importantes atores com propósitos complementares e papéis bem definidos, que vão continuar atuando no sentido de somar esforços para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Joinville”, ressalta Fabiano.
“O Ágora não seria o mesmo sem o Join.Valle e vice-versa. Entendemos este movimento de forma muito positiva, porque também demonstra o próprio amadurecimento do nosso ecossistema, de como estamos olhando para o mesmo lado, com foco em acelerar o crescimento das duas instituições. Em função da experiência acumulada e do profundo conhecimento do ecossistema local, entendemos que o Fabiano está preparado para liderar as duas iniciativas”, reforça Emerson Edel, presidente do Ágora Tech Park.
Ágora Tech Park inaugura quarto prédio
Com 33 mil metros quadrados (m²) de área construída, o Ágora Tech Park inaugurou, em agosto deste ano, seu quarto prédio, o Ágora UNI, voltado a conectar universidades, grandes empresas e o setor público em um verdadeiro laboratório aberto para geração de negócios e oportunidades.
Com mais de 100 residentes — entre startups, empresas de serviços especializados, entidades empresariais e setoriais, incubadoras e aceleradoras, redes de investidores, espaço maker e universidades — o Ágora soma cerca de 1,5 mil empregos gerados e um faturamento anual em torno de R$ 800 milhões.
A partir da inauguração do Ágora UNI, o grande desafio atual é o projeto Ágora Connect, que reúne oito corporates — Whirlpool, Ciser, Krona, Avell, Unimed, Pollux, Walbert e a Pró-Rim — e sete instituições de ensino e pesquisa — Udesc, UFSC, Univille, Católica, UniSENAI, IPT e Senac — numa espécie de laboratório aberto de inovação. O programa segue uma metodologia desenvolvida pelo Ágora voltada para o desenvolvimento de talentos e a criação de soluções inovadoras.
Instituição promove inovação e empreendedorismo
O Join.Valle é uma instituição que promove a inovação e o empreendedorismo e fortalece o ecossistema de Joinville e região. Tem como propósito ser um agente transformador, que oportuniza conexões, fomenta negócios e impulsiona o desenvolvimento econômico de alto valor.
Nos últimos anos, o Join.Valle tem se dedicado a estimular iniciativas que potencializam a inovação e promovem a cultura inovadora na sociedade e nas organizações. A associação conta com um time executivo e um time de mentores voluntários, responsáveis por tornar realidade as estratégias e objetivos por meio de programas e projetos.
Entre os programas de destaque está a Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI), que tem o objetivo de criar novos negócios, capacitar e guiar os participantes em metodologias pré-definidas, estimular e fomentar a prática do empreendedorismo e da inovação e proporcionar o desenvolvimento de soluções inovadoras de intraempreendedorismo. Em 12 edições, foram cerca de mil participantes, 100 mentores, aproximadamente 140 equipes formadas e mais de 30 startups surgidas.
Já com o propósito de desenvolver e fomentar o investimento em inovação e startups com recursos privados, foi criado o pool JoinVC e, mais recentemente, o Hub de Aceleração e Investimento JoinVC. O Hub tem o objetivo de conectar startups e empreendedores de Joinville e região a mecanismos de financiamento e crescimento. O Join.Valle também realiza um mapeamento de startups a cada dois anos, que permite uma leitura estratégica dos novos empreendimentos inovadores no ecossistema local.
Leia também:
1. Defesa Civil emite alerta para temporais com vendavais em Santa Catarina nesta quinta-feira
2. Patrocinadora master do JEC para 2025 é alterada antes de anúncio oficial; entenda a situação
3. Defesa Civil emite alerta para temporais com vendavais em Santa Catarina nesta quinta-feira
4. Joinville Vôlei estreia na Superliga com derrota em casa
5. Polícia prende seis suspeitos em operação contra quadrilha de roubo de cargas em Joinville, Garuva e PR
Assista agora mesmo!
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: