Alagamentos atingem ruas de Joinville devido à forte chuva nesta sexta-feira
Defesa Civil mantém alerta para possibilidade de chuva volumosa na cidade
Defesa Civil mantém alerta para possibilidade de chuva volumosa na cidade
Por volta das 6h da manhã desta sexta-feira, 17, algumas ruas dos bairros Fátima e Itaum registraram pontos de alagamento em Joinville. A situação ocorreu devido à combinação do acumulado de chuva, que nas últimas 24 horas foi de 90 milímetros, com o pico de maré de 1,9 metro.
Segundo a Defesa Civil de Joinville, ruas como Passo Fundo, Florianópolis e Beirute registraram pontos de alagamento. Como a chuva deu uma trégua e a maré baixou, antes das 8h da manhã a situação já estava normalizada. Não foram registradas ocorrências de alagamento em residências.
O alerta da Defesa Civil se mantém até a noite desta sexta-feira, 17, com possibilidade de chuva volumosa ao longo do dia. Os picos de maré estão previstos para as 14h e 18h, com 1,5 metro.
O Plano de Contingência (Plancon) permanece em Amarelo, indicando que há risco de situações como alagamentos devido às chuvas volumosas e persistentes. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo número 193.
Devido ao acumulado de chuva das últimas horas, quem mora perto de encostas e morros deve redobrar a atenção para o risco de deslizamento de terra. Caso perceba inclinação de árvores e postes, rachaduras nas paredes ou muros, e água barrenta descendo pelo morro, a orientação é deixar o local imediatamente e comunicar a Defesa Civil.
Em caso de alagamento, não se deve trafegar em locais com acumulado de água, nem passar em pontes ou pontilhões que podem ter a correnteza da água aumentada.
A Defesa Civil orienta que a população tenha o hábito de acompanhar as previsões de curto prazo. É possível receber os alertas gratuitos emitidos pela Defesa Civil estadual. Basta enviar o CEP da residência por mensagem de texto (SMS) para o número 40199.
Leia também:
1. Delegado revela por que mulher foi sequestrada e morta em Araquari
2. Veja por que a forte chuva que atingiu o Litoral Norte de SC não foi prevista pela meteorologia
3. Saiba qual o andamento da obra na rede de esgoto na avenida Procópio Gomes, em Joinville
4. Vingança teria motivado casal a matar jovem em Joinville, aponta polícia
5. Homem assassinado dentro de carro em Joinville foi vítima por engano, revela delegado
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: