Alemão pode ser reconhecido como primeiro prefeito de Joinville
Moção foi aprovada por vereadores e depende agora de aprovação do prefeito Adriano Silva
Após aprovação de moção na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), o alemão Johann Adolph Haltenhoff pode ser reconhecido como o primeiro prefeito de Joinville, dependendo apenas de aprovação do atual prefeito Adriano Silva (Novo). A moção foi elaborada pelo vereador Henrique Deckmann (MDB) e lida em sessão ordinária da última terça-feira, 1º.
A CVJ pede para que a foto de Adolph Haltenhoff seja exposta na galeria dos ex-prefeitos. Adolph foi eleito vereador para a legislatura entre os anos de 1869 e 1873, quando Joinville ainda era Colônia Dona Francisca.
À época, a primeira Câmara Municipal foi empossada com sete conselheiros, entre eles Adolph. Ele presidiu a mesma, com o cargo de executivo municipal, comparado hoje ao cargo de prefeito.
A família entregou a foto do acervo da família para o ex-prefeito Udo Döhler (MDB), para que ele completasse a galeria de ex-prefeitos com o pedido da reparação histórica. Dilney Cunha, coordenador do Arquivo Histórico de Joinville emitiu um parecer em 2019, após receber documentos com fotos e relatos comprobatórios de tal registro.
Leia mais em:
— Casa da Cultura de Joinville abre inscrições para cursos
— Paulo Massaro, ex-técnico do JEC, critica diretoria nas redes sociais: “amadorismo na gestão”
— Dois bairros de Joinville devem ficar sem água nesta quinta-feira
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube