Alerta de temporal: entenda os cenários previstos para Joinville
Órgão monitora dois tipos de alerta
Órgão monitora dois tipos de alerta
A Defesa Civil de Joinville está monitorando dois tipos de alerta de temporal para esta semana. A previsão indica que a partir desta terça-feira, 3, todo o estado está numa área que pode ser atingida por temporais. O motivo é a passagem de uma frente fria, combinada a um sistema de baixa pressão no Paraguai. Porém, há também um alerta para possibilidade de chuvas volumosas.
Segundo o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, os dois cenários causam atenção. No momento, para Joinville, o alerta de temporal é o mais preocupante. Isto por que, pela característica, é mais difícil ter uma precisão geográfica de onde irá ocorrer o fenômeno.
“A Defesa Civil do estado fez uma área (geográfica) mais abrangente para temporais, então o risco é alto para praticamente todo o estado, ficando de fora a região do litoral Sul”, explica.
Ainda de acordo com Maiko, a tendência é que os temporais se iniciem a partir da madrugada desta quarta-feira, 4. Podem ocasionar vendavais e chuvas mais intensas, mas também de uma forma mais rápida, como as chuvas de verão, por exemplo.
Para Joinville, ele informou que as rajadas de ventos podem ficar, em média, entre 30 a 40 quilômetros por hora (km/h) e que todas as áreas de Joinville podem registrar temporais.
Além da questão dos temporais, Joinville também possui um estado de observação em relação à possibilidade de chuvas volumosas, que podem ocasionar alagamentos e enchentes.
“Nesse alerta, nós estamos num estágio mais tranquilo. Os volumes máximos, pelos modelos, mostram dez milímetros. Outros mais intensos mostram também 30 milímetros”, revela Maiko.
O gerente frisa que a Defesa Civil prevê que isso aconteça ao longo do dia, até o fim desta quarta-feira, e não de forma concentrada. Por isso, os números apresentados até o momento indicam uma situação mais controlada.
Porém, pode se agravar caso as chuvas sejam de maior volume em um curtíssimo período. Um exemplo é caso chova de 30 a 40 milímetros por hora, o que faz com que a atenção para alagamentos e enchentes aumente.
“Até domingo, a previsão é que chova uns 100 milímetros. Se chover isto antes, é uma preocupação maior. Porém, para chuva do fim de semana, quanto mais perto, melhor para poder ter mais precisão”, finaliza.
Caso se confirme a possibilidade de chuva intensa no fim de semana, a orientação da Defesa Civil de Joinville é que os moradores não trafeguem em áreas alagadas e em caso de chuva com vento, busquem um lugar seguro para se proteger, longe de placas ou objetos que possam ser arremessados com o vento.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: