Alesc está próxima de aprovar projeto que obriga inclusão de ciclovias em obras públicas
Ciclovias O Legislativo estadual está em vias de aprovar projeto do ex-deputado Paulo Eccel (PT), que obriga a inclusão de ciclorotas, ciclovias, ciclofaixas e ou faixas compartilhadas em obras municipais de pavimentação feitas com recursos estaduais. Há um certo clamor popular quanto a isso, principalmente de jovens. Mas de outro lado se vê muita indiferença […]
Ciclovias
O Legislativo estadual está em vias de aprovar projeto do ex-deputado Paulo Eccel (PT), que obriga a inclusão de ciclorotas, ciclovias, ciclofaixas e ou faixas compartilhadas em obras municipais de pavimentação feitas com recursos estaduais. Há um certo clamor popular quanto a isso, principalmente de jovens. Mas de outro lado se vê muita indiferença dos gestores públicos.
Esquerda caviar
O colunista político Cláudio Humberto postou ontem que o professor de Ciência Política da Universidade e Brasília, o florianopolitano Luiz Felipe Miguel, filho dos escritores Salim Miguel (1924-2016) e Eglê Malheiros (2016), notabilizado por coordenar um curso, ministrado inclusive em SC, sobre o “golpe de 2016”, foi flagrado na primeira classe da TAP em um voo oriundo de Paris. Espera-se que o contribuinte não tenha bancado o privilégio.
Será mesmo?
Para conferir logo após o fechamento das urnas no dia 2 de outubro: o Datafolha acaba de apurar que sete a cada 10 eleitores já estão decididos sobre o voto para presidente da República. Não parece o que se vê, ouve e lê entre os que tem confiável isenção política e sabem fazer distinções. Que o leitor faça uma “pesquisa” em sua casa e constate isso.
Fusqueatas
A trágica morte do catarinense Jesse Koz e o seu cachorro Shurastey nos Estados Unidos, semana passada, foram motivos para as primeiras fusqueatas, para homenageá-lo: em São Paulo, Rio de Janeiro e Cascavel, no sábado, e Campo Grande e Curitiba, ontem. Mas uma das maiores homenagens está por vir. O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), sempre antenado que é, anunciou que a dupla será eternizada em pinturas na praça do elevado na Avenida do Estado e que um novo “dog park” levará o nome de Shuraste.
Choque
O senador Jorginho Mello (PL-SC) terá que se explicar com Bolsonaro. O pré-candidato a governador de SC se declarou contrário ao teto de cobrança de 17% de ICMS ao projeto, já aprovado com imensa maioria na Câmara dos Deputados, para eletricidade e combustíveis. Tende a ser uma das maiores vitórias – raras, é preciso dizer – do presidente. Mas ainda não é segura: 36 senadores são candidatos a governador. Os catarinenses Dário Berger (PSB) e Esperidião Amin (PP), também candidatos, não tem posição conhecida sobre o assunto.
Emprega-se
Pesquisa do Banco Nacional de Empregos (BNE) mostra que de novembro de 2020 a janeiro de 2021 as vagas de emprego em SC cresceram 9,76% em comparação com o trimestre anterior. O levantamento incluiu os perfis de vagas e as em que mais se contratou no Estado foram de representante comercial, vendedor, estagiário, vendedor externo, auxiliar administrativo, auxiliar de produção, farmacêutico, atendente, auxiliar de cozinha e consultor de vendas.
Conflito de interesses
Reportagem do “Estadão” informa que ministros do STF e STF, além de desembargadores e juízes, vão participar de palestras em um resort no Algarve, em Portugal, com hospedagens e passagens pagas por um banco, empresas de investimentos, administradores judiciais e escritórios de advocacia. Nada demais se alguns dos patrocinadores não tivessem, “coincidentemente”, de forma direta e indireta, litígios bilionários na área de falência pendentes de julgamento por magistrados justamente convidados para o evento, envolvendo R$ 8,17 bilhões. Entre eles o catarinense Marco Aurélio Buzzi, do STJ. Quando ocorre conflito de interesse, o que parece ser o caso, sucumbe a ética.
Câmera testemunha
Na brutal e horrenda morte de Genivaldo Jesus dos Santos, em Sergipe, os policiais rodoviários federais não usavam câmeras corporais; caso contrário certamente teriam outra atitude. Em SC, se usam tais câmeras desde junho de 2019 e as mortes em confrontos com policiais civis e militares caíram 19% no ano passado.
Adoção
Apesar dos avanços recentes, há ainda um senão na adoção em SC, onde 270 crianças estão na lista de espera e 3 mil pessoas querendo adotar. Esse senão está entre candidatos que querem formar uma família mas que não admitem a possibilidade de adotar uma criança mais velha, um adolescente, por exemplo.
Fazer acontecer
Esse presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pode ter lá seus defeitos, mas tem a virtude de pautar projetos que há anos estão engavetados. Um deles deve ser votado por estes dias. É o que acaba com a possiblidade de concessão de saída temporária – as famosas “saidinhas” – para os condenados que cumprem pena em regime semiaberto.