Aluna joinvilense de medicina veterinária atua na recuperação de animais no Pantanal
Estudante foi selecionada pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastres
Estudante foi selecionada pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastres
A aluna do 10º período de Medicina Veterinária da UniSociesc Joinville, Rafaela Leticia Zluhan, foi selecionada para atuar no Pantanal junto à ONG Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD).
O período de atividades iniciou em 5 de setembro e a previsão de término era o dia 19. Rafaela se envolveu tanto com o projeto que seu retorno para Joinville foi adiado e ocorreu nesta quarta-feira, 29.
A ONG GRAD é formada por 60 membros voluntários, entre médicos veterinários, biólogos, oceanógrafos, analistas de sistemas, administradores, zootecnistas, bombeiros civis, acadêmicos de medicina veterinária e auxiliares de várias partes do país, e tem o objetivo de promover ajuda humanitária aos animais em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres.
Rafaela conta que foi em dezembro do ano passado que conheceu de perto o trabalho do GRAD, após ter participado de uma ação da UniSociesc, que levou um grupo de alunos e professores ao município de Presidente Getúlio para prestar auxílio a animais em situação de vulnerabilidade devido às inundações e deslizamentos provocados por temporais à época. Ela se engajou tanto com a proposta da ONG que acabou se aproximando mais do grupo e, em maio deste ano, foi selecionada para participar dos trabalhos do grupo no Pantanal.
Segundo ela, as atividades incluíram resgatar e tratar tanto animais domésticos quanto silvestres, monitoramento de fauna, varreduras de campo, seja de áreas que estão queimando ou as que já foram consumidas pelo fogo. “Infelizmente, a grande maioria dos animais está vindo a óbito por conta da queimadura e da ingestão de monóxido de carbono”, revela a discente.
“Durante a minha formação, temos total incentivo da UniSociesc para participar de cursos, palestras e outros eventos acadêmicos. Tudo isso ajuda em nosso aprendizado. Essa experiência no Pantanal vou levar para a vida, bem como a certeza de me especializar em animais silvestres. Estou aprendendo muito, agora que retornei vou colocar em prática muito do que presenciei no Pantanal”, complementa.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: