Alunos de Joinville são premiados por projeto sobre uso consciente de energia
Dois estudantes de escola pública receberam como prêmio computadores
Dois estudantes de escola pública receberam como prêmio computadores
Em tempos de alta na conta de luz, a conscientização para a economia desse recurso e para a utilização de fontes mais sustentáveis é mais do que necessária. Pensando na conscientização sobre o uso de energia elétrica o Festival Energia que Fala premiou alunos de escolas públicas que apresentaram as melhores ideias sobre como lidar com o tema. Dos quatro alunos ganhadores, dois são de Joinville.
A estudante Sibele Maia Ribeiro, do 6º ano da escola Eladir Skibnki, mostrou como utilizar a luz solar para iluminar o jardim de casa.
Ver essa foto no Instagram
Já o estudante Pedro Henrique de Souza, também do 6º ano da mesma escola, demonstrou, de maneira simples, como se dá a produção de energia elétrica a partir do evento, a chamada energia eólica. Eles foram premiados, cada um, com um computador.
Realizado pela NTICS Projetos, com patrocínio da Whirlpool Corporation, o Festival Energia que Fala foi desenvolvido para atender a metas de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e seus países-membros. Entre eles está o ODS 13, que propõe ações contra a mudança global do clima. Os outros são o ODS 4 (Educação de Qualidade), o ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
Organizado em duas etapas, o projeto promoveu atividades informativas sobre geração e consumo de energia e ensinou estudantes de escolas públicas de Joinville (SC), Manaus (AM), Rio Claro (SP) e São Paulo (SP) sobre como disseminar práticas de consumo consciente desse recurso. Na segunda fase, os participantes apresentaram ideias de como gerar energia de maneira mais sustentável. Ao todo, foram 1,5 mil pessoas impactadas nas quatro cidades.
“Nossa ideia com esse evento foi incentivar crianças e adolescentes a serem multiplicadores de conteúdos e desenvolver medidas que contribuam para o uso de energia limpa e de baixo carbono, em uma tentativa de diminuirmos o impacto do nosso consumo para o bem de todo planeta”, explica a especialista em Inovação e Sustentabilidade da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.
“Estamos presentes na maioria dos lares brasileiros, por meio de nossas marcas e produtos, e como parte do nosso compromisso com o meio ambiente acreditamos na educação como ferramenta de conscientização sobre o consumo responsável e racional de energia. Hoje, temos um compromisso ainda maior e pretendemos zerar nossas emissões de gases poluentes até 2030, reforçando ainda mais a importância de projetos como o Energia que Fala”, afirma Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais da Whirlpool.