X
X

Buscar

Amunesc faz balanço de obras em Joinville e critica atraso na duplicação da BR-280

Apresentação ocorreu durante reunião de Conselho da Associação Empresarial de Joinville

Na noite desta segunda-feira, 27, aconteceu a reunião de conselho da Associação Empresarial de Joinville (Acij) com a participação da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), que apresentou um balanço com projetos de infraestrutura e arquitetura realizados nos últimos anos no estado.

A Amunesc fez um um balanço das ações realizadas por meio de parcerias entre prefeituras e empresas nos últimos anos em municípios como Joinville, São Francisco do Sul e Araquari. São 838 projetos só em 2023, dos quais 37% foram de infraestrutura e arquitetura nos municípios associados.

O Parque da Cidade Guanabara, a recente entrega da urbanização da Vigorelli, e a nova Unidade Básica de Saúde do Aventureiro II, uma das maiores de Joinville, foram pontuadas pela associação. Assim como a Regularização, Revitalização e Preventivo contra incêndio na Arena Joinville.

“A Amonesc presta um serviço importante não só para Joinville, como também para outros municípios da região, para que a gente consiga acelerar alguns projetos e buscar recursos para a execução das obras. Mas tudo começa com um bom projeto executivo e a associação também ajuda na troca de experiências entre os municípios”, ressaltou o secretário da Fazenda, Fernando Bade.

Foto: Rafael Moreira/O Município Joinville

Esperada há anos pelos joinvilenses, o Parque Guaíra, no bairro Aventureiro, na zona Leste, também foi mencionado como uma obra que promete ajudar no desenvolvimento da cidade e fomentar o turismo. A estrutura prevê ciclovias e área para passeios. A obra chegou a ser licitada, mas a empresa desistiu, sendo necessário um novo processo.

A Associação também apresentou algumas obras que estão em fase de conclusão em Joinville, como o Centro de Educação Infantil Osvaldo Tavares Breis, em Nova Brasília, Revitalização da Avenida Ottokar Doerffel e Anexo do Museu Sambaqui.

Projetos em cidades vizinhas como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Regina, em São Francisco do Sul, e Revitalização da Avenida Alberto Natalino Miquelute, em Araquari, também foram apresentados durante a reunião do Conselho.

Duplicação da BR-280

A duplicação da BR-280, uma importante rodovia para escoamento das cargas que chegam no Porto de São Francisco do Sul, foi o projeto mais detalhado pela associação. As obras, que tinham previsão para iniciarem neste ano, não começaram, conforme explicou o presidente da Amunesc, Godofredo Gomes Moreira Filho, prefeito de São Francisco do Sul.

“Nós tivemos uma reunião com os prefeitos associados, onde fizemos uma moção sobre a duplicação da BR-280. Sentimos que as coisas não estão avançando com a força que a gente gostaria. Recebemos uma reposta do Dnit, que apresentaram uma expectativa de conclusão do projeto e início da obra para daqui há dois ou três anos, o que nos desestimula muito”, comentou o presidente da Amuesc.

Participaram do encontro, prefeitos e representantes dos nove municípios associados a Amunesc: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

Leia também:
1. Hospital de Joinville atualiza estado de saúde de motorista que ficou gravemente ferido após colisão em Garuva
2. Frio em Joinville: veja previsão do tempo para última semana de maio
3. Criminosos invadem casa, agridem idosos e levam dinheiro em Joinville
4. Confira as vagas de emprego disponíveis em Joinville nesta segunda-feira
5. Joinvilense monta arrecadação de materiais escolares para alunos de Guaíba, no RS


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: