Animaneco 2023 levará mais de 100 apresentações à Joinville e São Francisco do Sul
Marcada para agosto, quinta edição do festival de teatro de bonecos contará com representantes de nove Estados e quatro países
Marcada para agosto, quinta edição do festival de teatro de bonecos contará com representantes de nove Estados e quatro países
31Nove estados representados, além de artistas do Chile, Peru, Paraguai e Argentina, resultando em mais de 100 apresentações gratuitas de 21 espetáculos das mais variadas formas de teatro de animação.
Após uma ampla seleção, assim ficou o 5º Animaneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos, tradicional evento cultural que novamente ganhará as ruas e os palcos de Joinville e São Francisco do Sul. Marcado para 10 a 20 de agosto, o Animaneco também terá três espetáculos convidados, mostra de teatro lambe-lambe, exposição e seminário.
Esta edição do Animaneco será particularmente especial devido à presença da artista baiana Denise Santos, que três décadas atrás ajudou a criar o teatro lambe-lambe. No festival, ela apresentará “A Hora do Parto”, justamente o espetáculo que iniciou essa história toda. Por sinal, a 3ª Mostra de Teatro Lambe-lambe contará com 20 espetáculos e relembrará as mostras de 2007 e 2011.
Outro destaque é “Miniaturas”, do Teatro Hugo e Inês, de Lima (Peru), que faz uso de partes do corpo para criar personagens pitorescos e divertidos. De Santiago (Chile) virá o espetáculo de abertura, “Otelo”, do grupo Viajeinmóvil, que adapta a famosa obra de Shakespeare utilizando a manipulação de objetos.
Vale citar ainda a, exposição “O Mundo Imaginário do Teatro de Bonecos”, do Grupo Girino, de Belo Horizonte, que, assim como a exposição dos bonecos gigantes de São Francisco do Sul, ficará no foyer do Teatro Juarez Machado e do Centro de Convenções Alfredo Salfer.
“O Animaneco chega a sua quinta edição como gente grande”, comemora Cassio Correia, diretor do festival. “Vejo o início lá em 2017, quando ainda não tínhamos nenhum apoio e vendíamos ingressos nas escolas para que pudéssemos repartir os cachês como ajuda de custos para os artistas bonequeiros. Hoje, ao ver o festival com mais de 100 apresentações em 11 dias, tendo mais de 200 propostas inscritas de diversos países, percebo que a nossa ideia foi assertiva”.
O projeto do 5º Animaneco tem patrocínio da Tirol Alimentos e Tigre SA, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura. Também conta com o apoio de Ciser, Garten Shopping e Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul.
Descubra os 4 povos que já habitavam a região de Joinville há 10 mil anos: