Aos 65 anos, mulher escolhe Joinville para começar volta ao mundo de motorhome
Solange Souza vai viajar a bordo de um motorhome
Solange Souza vai viajar a bordo de um motorhome
Uma ideia nascida na adolescência e adormecida por décadas começa a se tornar realidade para Solange Souza, de 65 anos. Ela inicia neste mês de dezembro, em Joinville, uma jornada de volta ao mundo de motorhome, com o projeto pianonomade.
A inspiração para a aventura iniciou na juventude, quando, junto com o irmão, sonhava em explorar o mundo. “Éramos curiosos. Olhávamos o mapa-múndi e as enciclopédias e ficávamos sonhando”, relembra.
No entanto, os planos foram interrompidos em 1973, quando o irmão, então com quase 13 anos, e o pai, de 40, morreram em um acidente. “Eu fiquei bem deprimida e minha vida tomou outro rumo. Me casei cedo, com 18 anos, tive duas filhas lindas, que me deram quatro netos lindo, e fiz uma carreira jurídica no Ministério Público Federal (MPF)”, conta.
Anos antes da aposentadoria da Procuradoria Geral da República, que aconteceu em março deste ano, Solange decidiu transformar o antigo sonho em realidade, optando pelo motorhome como meio de transporte.
“Depois de uns bons anos de pesquisa, etapas de preparação e decisões difíceis, finalmente está chegando a hora de partir”, conta Solange.
Solange mora no Rio Grande do Sul há 25 anos, mas foi em Joinville que ela comprou o veículo e em uma empresa especializada de Araquari que o motorhome foi adaptado. “Por isso, digo que o único ponto certo do roteiro é que sairei daí. Fui tantas vezes aí nesse último ano, tenho amigos, natural que tenha construído um afeto pela região”, explica.
O veículo é adaptado para que ela possa cozinhar e ter uma vida saudável, mesmo sendo nômade. Além disso, terá um espaço para um objeto bem importante para a viagem: um piano digital.
A música desempenha um papel central na vida de Solange. “Sofro quando viajo de férias e não toco. Não sou pianista porque comecei tardiamente, mas amo o piano.”
O desejo de conciliar a paixão musical com o novo estilo de vida fez com que o nome do motorhome tivesse relação com o piano. Além disso, o pianonomade é o perfil de Solange no Instagram, onde vai mostrar todos os detalhes da viagem.
Solange revela que a família, inicialmente surpresa, agora apoia a aventura. “Depois do impacto inicial, estão curtindo. Já estavam acostumados com minhas escolhas não muito convencionais para férias: expedições ao Monte Roraima, à Trilha Inca, ao Caminho de Santiago e mergulho”, brinca.
Os familiares também são um ponto central do início da aventura, já que após sair de Joinville ela passará o período de festas com eles em Porto Alegre (RS). A partir de janeiro, começa a explorar os três estados da região Sul do Brasil e deve seguir até Assunção, no Paraguai.
A partir de fevereiro ou março, pretende descer até a Patagônia, aproveitando o verão para evitar o frio extremo.
“Essa é a etapa abaixo dos 30 graus Sul, que possivelmente eu conclua até final de abril.
Na sequência, seguir a Pan-americana em direção ao Alasca em viagem não linear. Estimo uns dois, três anos para terminar as Américas e depois seguir. Se farei a travessia pelo Pacífico ou pelo Atlântico ainda é um assunto a ser resolvido”, finaliza.
Leia também:
1. Empresa de Joinville anuncia 250 vagas de emprego; confira como candidatar
2. Dois profissionais deixam o JEC e se juntam ao técnico Ney Franco em novo clube
3. Trechos de ruas importantes da zona Norte de Joinville terão sentido duplo; entenda mudanças
4. CEI de Joinville será gerido por organização social em 2025; saiba qual
5. De quitação de dívidas a investimentos: saiba planos de empresa de Joinville após venda de fábrica por mais de R$ 100 milhões
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: