X
X

Buscar

Após 10 anos, Joinville reativa programa que auxilia produtores rurais

Primeira ação ocorreu nesta sexta-feira

Após 10 anos desativado, a Prefeitura de Joinville retomou o transporte de calcário para produtores rurais do município. A primeira ação do programa Campo Novo ocorreu nesta sexta-feira, 19, no bairro Vila Nova. O material é fornecido gratuitamente pelo Governo de Santa Catarina e a prefeitura realiza o transporte do insumo da cidade de Botuverá até a propriedade agrícola em Joinville, sem custo para o agricultor.

Daniel Polzin, produtor de leite, recebeu 15 toneladas de calcário, que será usado na correção da pastagem e cultivo de milho em sua propriedade. “Nos auxilia bastante na redução de custos. O calcário era disponibilizado pelo estado, mas o preço do frete, que é até maior que do calcário, ficava com a gente”, explica Daniel.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

O prefeito Adriano Silva (Novo), acompanhou a primeira entrega, realizada por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) da prefeitura.

“Esse programa, que ficou dez anos inativo, ajudará muito as famílias a manterem seus negócios no campo. As cidades dependem do campo e nós, em Joinville, temos uma agricultura familiar muito forte que precisa ser valorizada e incentivada”, afirma o prefeito.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Segundo o diretor de Desenvolvimento Rural da SDE, Luiz Carlos Maia, o programa visa a melhoria da infraestrutura rural.

“É um apoio que o município dará no aprimoramento da produtividade. No caso do transporte do calcário, os agricultores estão economizando em média R$ 1,7 mil, que é o custo do frete que eles pagavam para trazer esse material”, diz o diretor.

Nas próximas semanas, há mais vinte ações do Campo Novo programadas. O transporte é realizado com um caminhão da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR).

Para participar do programa, o agricultor precisa dirigir-se até a UDR (Rodovia SC-418, em Pirabeiraba), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. É preciso apresentar nota de produtor rural e um documento comprovando seu registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR).