Após alagamentos, moradores reclamam das condições de bueiros e rios em Joinville
Bairros como Aventureiro e Petrópolis têm sido constantemente atingidos pelas chuvas
Bairros como Aventureiro e Petrópolis têm sido constantemente atingidos pelas chuvas
As recentes chuvas que têm atingido Joinville causaram estragos em diversos bairros da cidade. Além das tempestades em si, a situação dos bueiros, rios e tubulação também estão preocupando os moradores.
Para Aurélia Dana, de 40 anos, presidente da associação de moradores Castelo Branco, do bairro Aventureiro, o principal problema está na falta de limpeza nos bueiros. “Faz anos que não tem manutenção. De 15 bocas de lobo, apenas uma foi limpa recentemente”, afirma.
A situação é crítica também nas valas e no rio que há na região, nos quais, de acordo com Aurélia, não são limpos há bastante tempo. “Isso reduzia as enchentes. Precisamos que limpem, no mínimo, os piores pontos, onde são mais atingidos pela chuva”, explica.
De acordo com ela, a região da Cohab do Aventureiro, construída há 40 anos, vinha de um longo período sem alagamentos, entretanto, a situação mudou a partir das enchentes na última virada de ano.
Desde lá, o local registrou mais dois alagamentos, nos dias 14 e 18 de março. “Foi apenas 40 minutos de chuva, nunca acontecia, agora é com frequência”, lamenta a moradora.
Na chuva do dia 31 de dezembro, a quantidade de casas atingidas chegou a 90%, com a água medindo até 30 centímetros de altura.
Já nas tempestades de março, cerca de 40% das residências da região registraram água dentro dos cômodos.
“A situação tá assim. Chove e de novo a mobília vai para o lixo. Muitos moradores são idosos, não consegue levantar os móveis”, conta Aurélia.
A presidente da associação de moradores explica que a subprefeitura da região afirmou que fará limpeza com hidrojatos nas ruas mais prejudicadas.
Além disso, nesta semana, haverá uma reunião do bairro com a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) para discutir melhorias no sistema de drenagem, tubulação e bueiros.
Maikon Duarte, morador do bairro Petrópolis, afirma que ficou um mês sem conseguir entrar em casa de carro por conta dos estragos que as chuvas fizeram na rua Erich SchattSchneider.
De acordo com ele, o bueiro da esquina que liga à Tupiniquins estava danificado, com buracos e sujeiras. Além disso, na estrada Augusto Boettcher, haviam três bocas de lobo com problemas.
Duarte explica que buscou contato com a subprefeitura da zona Sul desde o dia 20 de janeiro, porém, sem sucesso na maior parte das vezes. “Não me respondiam. Liguei no Seinfra cinco vezes e também não vieram”, critica.
Na última semana, ligou novamente na subprefeitura e, ao citar que tinha vídeos, fotos e histórico das ligações, as obras começaram. Um ultimato também foi realizado por ele. “Falei que iria estender uma faixa na prefeitura dizendo que eu não consigo entrar em casa”, conta.
A situação, neste momento, de acordo com ele, está controlada.
Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Joinville, o município afirma que não existe um calendário para realizar a limpeza de rios, bueiros e valas da cidade.
Mas que esse tipo de ação é constante e recorrente das subprefeituras em todos os bairros.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: