X
X

Buscar

Após aumento nos casos de Covid e gripe, Joinville tem mudanças no atendimento; confira

Haverá mudanças na vacinação, testagem e atendimento de casos graves

*Colaboração Yasmim Able

Nesta quarta-feira, 5, uma coletiva de imprensa foi realizada com a prefeita em exercício, Rejane Gambin, sobre a reorganização da rede de saúde em Joinville. Necessidade foi sentida após alta demanda envolvendo pacientes com suspeita de Covid-19 ou gripe no município.

Os dados da Secretaria da Saúde de Joinville apontam um crescimento superior a 70% na procura de atendimentos nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), considerando o mesmo período do mês passado.

Nos últimos dias, o número de casos ativos da Covid-19 avançou de forma expressiva. Em 4 de dezembro de 2021, 380 pessoas estavam com a doença em Joinville. Um mês depois, em 4 de janeiro de 2022, são 718 pessoas, um aumento de 89%.

A prefeita destaca, porém, que o aumento de casos não tem refletido na gravidade dos pacientes. A ocupação de leitos, por exemplo, não registrou crescimento expressivo. “Não tem agravamento, muito por causa da vacinação. Temos casos leves, mas as pessoas ficam preocupadas e buscam o atendimento”, afirma.

Com o aumento de procura por atendimento na rede de saúde, a Prefeitura de Joinville decidiu concentrar cada tipo de atendimento em locais diferentes, como a vacinação contra a Covid-19, testagem e atendimento de casos mais graves.

Vacinação

Até este momento, a vacinação contra a Covid-19 tem sido realizada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). A partir desta sexta-feira, 7, o atendimento passa a acontecer apenas na Central de Imunização, no Centreventos Cau Hansen. O horário de funcionamento será divulgado em breve.

As demais vacinas, como a da gripe, ou para outras doenças, continuam a ser aplicadas nas UBSF. Os postos de saúde também continuam a realizar os demais atendimentos normalmente.

O direto executivo da Secretaria da Saúde Andrei Kolaceke comenta que a vacina disponível contra a gripe não combate a nova variante, a H3N2. Ainda assim, é recomendável que os moradores recebam a vacinação, já que ela produz uma imunização cruzada, o que pode ajudar a imunidade em casos de contaminação.

Testagem

A partir de sexta-feira, a testagem para pacientes com sintomas respiratórios passa a ser realizada somente nas 58 UBSFs da cidade. Além do atendimento regular, os servidores públicos farão os testes rápidos, com resultado disponível em minutos.

Com esse trabalho, o atendimento nas UPAs deve ser reduzido, aponta Rejane. Este é o objetivo das mudanças. Transferir a vacinação para outro local, concentrar a testagem nos postos e liberar o atendimento nas UPAs para casos graves.

Atendimento infantil

Por conta da falta de pediatras na cidade, o atendimento infantil especializado também sofrerá mudanças. No momento, há plantão pediatra nas UPAs Sul e Leste. A partir de terça-feira, 11, o atendimento passa a ser realizado apenas na unidade Sul ou no Hospital Infantil.

Com aumento da demanda na UPA Sul, a UBSF do João Costa também irá atender casos mais leves. A unidade irá funcionar com horário estendido, que ainda será divulgado pela Prefeitura de Joinville. Os demais atendimentos seguem normalmente na UBSF do bairro.

A prefeita destaca, também, que para as famílias que buscam atendimento nas UPAs Leste e Norte, caso não haja condições de se transportar com a criança para a unidade Sul, será realizado o transporte por veículo próprio da Secretaria de Saúde.

O mesmo vale para casos em que a unidade não dispõe de atendimento específico e o paciente precisa ser transferido.

Porém, casos infantis de emergência continuam sendo atendidos em todas as unidades até estabilização do quadro de saúde. A partir disso, é realizado então a transferência de local.

Monitoramento

Segundo Rejane, até o momento, não foi confirmado nenhum caso da variante Ômicron, ou da H3N2, em Joinville. Também não há registros de “flurona”, infecção simultâneas por Covid-19 e Influenza.

Ainda assim, em casos suspeitos, como pacientes com sintomas e registro de viagem recente, são coletadas amostras e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis, para sequenciamento genético.

Apesar da cidade não ter confirmações da nova variante, a prefeita acredita que a mesma já circula pelo município. Isso porque já foi identificada em cidades catarinenses e, com as viagens, pode estar circulando em Joinville.

A Secretaria de Saúde continua monitorando o número de casos ativos, testagens e pacientes com complicações. A prefeita afirma que a prefeitura já está em alerta e traça planos para possíveis cenários no futuro.

Caso ocorra a confirmação de pacientes com a nova cepa ou agravamento de quadros, Rejane comenta que o serviço público já possui os equipamentos e ferramentas necessários para o combate à pandemia. Um exemplo são os investimentos realizados nos hospitais, como tubos de oxigênio.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube