+

Após denúncia, Vigilância Sanitária identifica problemas na UPA Sul e notifica empresa em Joinville

Más condições para alimentação de servidores foram relatadas

Após denúncia, Vigilância Sanitária identifica problemas na UPA Sul e notifica empresa em Joinville

Más condições para alimentação de servidores foram relatadas

Bernardo Gonçalves

A Vigilância Sanitária de Joinville notificou a Sepat, empresa responsável pelo serviço de alimentação dos servidores na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Sul de Joinville, por problemas identificados no local. O serviço foi vistoriado após uma denúncia do Sindicato dos Servidores de Joinville (Sinsej).

Segundo o Sinsej, que visitou a unidade de saúde no final de 2023, foi constatado que o local para alimentação dos trabalhadores era precário.

Com isso, o sindicato enviou um ofício para a Vigilância Sanitária, que esteve no local nesta quarta-feira, 10. Em resposta ao Sinsej, a coordenadora de Fiscalização Sanitária, Andressa Flores Dornelles, informou que foram verificadas algumas situações.

Umas delas é que, segundo relatos dos funcionários, o alimento servido fica até a noite, que é quando a Sepat, empresa responsável pela alimentação no local recolhe os alimentos. Eles alegam que o buffet não é limpo.

“O serviço de má qualidade oferecido pela Sepat já era alvo de reclamações dos profissionais da saúde, já que a empresa é responsável também pela alimentação em outras unidades”, critica o Sinsej.

O Sinsej relatou que o relatório feito pela coordenação de fiscalização apontou que não há pias para lavar as mãos próximo ao refeitório. Porém, a vigilância informou que há, sim, pia de lavagem de mãos próximo à entrada do local.

Além disso, a Vigilância Sanitária relatou que:

  • No buffet não há controle de temperatura ou algum registro de temperatura do alimento.
  • Condicionadores de ar apresentam sujeira.
  • Paredes descascadas.
  • Dispenser de álcool em gel quebrado.

A partir disso, o órgão informou que seria realizado o contato com a Sepat e devidas notificações, para que fossem feitas as adequações, uma vez que é a empresa responsável pela garantia do alimento servido nas UPAs.

Já a reportagem do jornal O Município Joinville enviou um e-mail para e empresa responsável pela alimentação na Upa Sul. Até o momento da publicação da matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto para o posicionamento oficial.

O que diz a Secretaria de Saúde

Em nota enviada à reportagem do jornal O Município Joinville nesta sexta-feira, 12, a Secretaria da Saúde de Joinville informou que recebeu a fiscalização da Vigilância Sanitária e que a empresa foi notificada.

Além disso, diz que tem feito obras de melhoria e adequação da UPA Sul com objetivo de oferecer um ambiente ainda mais adequado de trabalho aos servidores e também com conforto aos pacientes que são atendidos no local.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria da Saúde de Joinville fiscaliza os contratos relacionados a todos os prestadores de serviço e quando há irregularidades, notifica a empresa para que sejam feitos os ajustes necessários para que o serviço seja prestado conforme consta no contrato.

Com relação à UPA Sul, a Secretaria informa que recebeu a fiscalização da Vigilância Sanitária, tendo sido a empresa fornecedora notificada. A Secretaria esclarece, ainda, que diferente do que informa a nota divulgada pelo Sinsej, há um lavabo ao lado do refeitório.

A Secretaria também tem feito obras de melhoria e adequação da UPA Sul com objetivo de oferecer um ambiente ainda mais adequado de trabalho aos servidores e também com conforto aos pacientes que são atendidos no local. Estão previstas melhorias também no refeitório.

Leia também:
1. Joinville confirma a primeira morte por dengue de 2024
2. “Para respeitar sua voz”: conheça movimento de batalha de rimas que reúne jovens em Joinville 
3. Joinville registra mais de 30 ocorrências relacionadas ao temporal
4. Bailão, pagode e concerto à luz de velas: veja o que fazer em Joinville neste fim de semana
5. Joinville é a segunda cidade catarinense mais buscada por turistas latino-americanos


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo