Após jogar nos EUA, joinvilense busca conquistar títulos no Corinthians Basquete

Atleta jogou as categorias de base na cidade e deixou o país aos 15 anos

Após jogar nos EUA, joinvilense busca conquistar títulos no Corinthians Basquete

Atleta jogou as categorias de base na cidade e deixou o país aos 15 anos

Lucas Koehler

Nascido em Joinville, Lucas Siewert, de 24 anos, é um dos atletas do Corinthians Basquete, uma das 17 equipes que disputam o Novo Basquete Brasil (NBB), principal campeonato da modalidade no país.

Lucas morou em Joinville até os 15 anos, em 2012, quando se mudou, sozinho, para Los Angeles, nos Estados Unidos. Lá, completou o ensino médio e conquistou diversas bolsas para jogar em universidades. Sua escolha foi a Universidade do Colorado, onde jogou de 2016 e 2020, além de se formar em Estudos Étnicos e Negócios.

O atleta conta que teve diversas experiências, jogando em diferentes países: China, Itália, Espanha, Havaí, por exemplo. Nos Estados Unidos, ele destaca que jogou ao lado de nomes que, hoje, se destacam na NBA e em ligas da Europa de basquete.

Lucas Siewert jogando nos Estados Unidos | Foto: University of Colorado Athletics

“Jogar nos EUA foi uma experiência que eu sempre quis ter. Foi uma experiência que não se compara a nenhuma outra coisa que vivi no Brasil”, ressalta.

Em 2020, Lucas deixou o país e voltou para Joinville, onde passou três meses treinando. A nova despedida aconteceu três meses depois, após receber uma proposta do Corinthians. “Estou na minha segunda temporada. Espero alcançar grandes coisas com essa camisa”, cita.

Relação com Joinville

Vivendo a infância no bairro América, Lucas estudou no Bom Jesus e jogou basquete em Joinville durante as categorias de base, aos 13 anos. Até se mudar para terras estadunidenses dois anos depois.

Joinvilense jogando partida pelo Corinthians | Foto: Beto Miller/Corinthians Basquete

Distante e com saudades da família, visitava a cidade uma vez por ano. Agora, em São Paulo (SP), apesar de considerar as viagens mais fáceis, vem ao município poucas vezes ao ano. “Só volto umas duas ou três vezes”, compartilha.

Seleção Brasileira

Entre os momentos mais marcantes de Lucas, a convocação para as categorias de base da Seleção Brasileira está no topo dos pontos. Outras realizações se destacam: como jogar nos Estados Unidos enquanto se formava na faculdade.

Pensando no futuro, voltar a vestir o uniforme nacional é um dos principais objetivos. “Uma meta que procuro atingir em um futuro próximo”, reflete. Com a seleção, o joinvilense pensa, inclusive, em disputar as Olimpíadas.

Para além disso, ele deseja ser campeão pelo Corinthians e voltar a jogar em outras regiões do mundo, como nos EUA e Europa.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo