Após obras, bairro Boa Vista, de Joinville, tem cobertura de esgoto praticamente completa
Apenas 600 metros ainda não têm cobertura
A Companhia Águas de Joinville finalizou mais uma etapa das obras de esgotamento sanitário no bairro Boa Vista. Nesta fase, cerca de 13,3 mil pessoas, em 3,2 mil imóveis, passam a ter acesso à rede coletora de esgoto. As obras foram executadas na região entre a rua dos Gerânios e a Tupy.
Os moradores da região receberam o aviso de liberação para conectarem a rede domiciliar de esgoto à rede pública. Com a conclusão desta etapa, o bairro Boa Vista passa a contar com praticamente 100% de cobertura de esgoto, atendendo um total de 18,8 mil moradores em 4,4 mil imóveis.
O restante, cerca de 600 metros, corresponde a trechos localizados em regiões do bairro que sofrem influência de maré e, por isso, envolvem maior complexidade na execução. A implantação nesses locais será realizada em 2025.
Ao todo, foram implantados 42,1 km de rede coletora e duas estações elevatórias, além de 1,2 km de linha de recalque, também chamada de rede pressurizada de esgoto. As estações elevatórias são unidades que possuem motobombas para conduzir o esgoto por tubulações até uma estação de tratamento.
Uma delas foi instalada no final da rua dos Gerânios, próximo à esquina com a rua Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira, e a outra na rua Albano Schmidt, no canteiro em frente à Tupy.
O crédito de R$ 26,6 milhões destinado às obras desta etapa foi concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, via Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As obras no Boa Vista fazem parte do Plano Diretor de Esgoto da Águas de Joinville, que direciona ações e investimentos rumo à universalização do acesso aos serviços de esgoto na cidade.
Moradores foram orientados sobre conexão do imóvel à rede pública
Para orientar sobre a conexão do imóvel à rede pública, a equipe de abordagem socioambiental da companhia concluiu neste mês visitas às residências do Boa Vista, nas quais explicou a importância dessa ação e esclareceu dúvidas dos moradores. No total, foram realizadas 3,2 mil abordagens. Mais de 80% dos imóveis já estão conectados à rede pública de esgoto.
Durante o período de cada obra de implantação de rede de esgoto, a Águas de Joinville também promove oficinas presenciais gratuitas e outras ações na região onde ocorrem as intervenções. O objetivo é orientar os moradores sobre como realizar corretamente a ligação das residências à rede coletora de esgoto, informar que a água da chuva deve ser direcionada para a rede de drenagem e abordar a importância do saneamento para a despoluição dos rios e a saúde da população.
Leia também:
1. Pedestre morre atropelado por caminhão na BR-101, em Barra Velha
2. IBGE divulga estimativa de população de Joinville em 2024
3. Autor de massacre em creche de Blumenau é condenado a prisão; veja a pena
4. Mega-Sena 2768: 11 apostas de Joinville acertam a quadra
5. VÍDEO – Mulher fica gravemente ferida após ser atropelada em Araquari
Assista agora mesmo!
Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: