Após semanas internado, paciente recebe visita de cão em hospital de Joinville
Segundo especialistas, reencontro promove bem-estar para o paciente
Internado há pouco mais de 15 dias no Hospital Dona Helena, em Joinville, Horst Rudnick, de 69 anos, sentia falta do seu companheiro de quatro patas, o shih-tzu Duque. O cãozinho malhado se uniu à família para dar conforto a Horst, que enfrentava um problema de saúde. Nesta semana, Duque visitou o tutor no hospital para amenizar a saudade.
A iniciativa foi dos médicos hospitalistas Marcus Vinicius de Abreu Teodoro Junior e Camila Paggi Matuella, que sugeriram o reencontro à psicóloga Maria José Varela Ferrari, coordenadora do Pró-Humano, programa de humanização do Hospital Dona Helena. A alegria era visível no olhar do paciente e no rabinho abanando do pequeno Duque, em uma emoção compartilhada pela equipe que assistiu à visita.
Camila teve a ideia por entender que as necessidades de um paciente internado por longo tempo vão além de uma proposta terapêutica. “Nessas situações, nos deparamos com um momento de fragilidade da pessoa, seja por experimentar a dor, a realidade de um diagnóstico difícil ou o próprio confinamento, ser afastado do seu ambiente de conforto e daqueles que ama”, descreve a médica. É comum o surgimento de novos sintomas, como insônia, agravamento da dor e falta de apetite.
“Nossos pets têm a capacidade de saber exatamente o que os nossos corações precisam: se estamos tristes, eles nos alegram; se estamos solitários, são companhia; se estamos felizes, nos deixam radiantes. Mas, se nos ausentamos, ficam deprimidos, alguns até param de se alimentar”, afirma Camila.
A psicóloga Maria José reforça que a visita do pet consegue não apenas trazer um bem-estar imediato, mas reduzir o estresse e os sentimentos de ansiedade. “Os hormônios do bem-estar e da felicidade auxiliam no controle da dor e de sentimentos de tristeza. O paciente torna-se mais receptivo ao cuidado da equipe, contribuindo diretamente para o tratamento”, sustenta Maria José.
Leia também:
1. Homem é morto a tiros no bairro Costa e Silva, em Joinville
2. Joinville Vôlei leva susto, mas vence primeira na Superliga em jogo de quase três horas
3. De saída da Secretaria de Saúde, Tânia Eberhardt é homenageada em Joinville
4. Detento que matou outro preso em penitenciária de Joinville é condenado; saiba qual é a pena
5. Visita imersiva no Cemitério do Imigrante em Joinville tem alta procura e inscrições encerram
Assista agora mesmo!
Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville: