Após sete horas fora do ar, WhatsApp, Facebook e Instagram voltam a funcionar
Serviços estão retornando pouco a pouco para os usuários
Serviços estão retornando pouco a pouco para os usuários
WhatsApp, Facebook e Instagram voltaram a funcionar pouco a pouco aos usuários por volta das 19h30 desta segunda-feira, 4, após quase sete horas fora do ar.
As primeiras reclamações sobre a instabilidade surgiram por volta das 12h30 em todo o Brasil. Até 13h o site Downdetector já havia recebido mais de 46 mil notificações de usuários com reclamações sobre o WhatsApp. Até 12h45 eram mais de 14 mil notificações sobre o Instagram. E, quanto ao Facebook, cerca de 7 mil.
Com a pausa nas principais redes sociais do mundo, a situação repercutiu em toda a mídia nacional e internacional, estampando a capa de diversos sites jornalísticos.
Conforme publicado pela Agência Brasil, a falha generalizada no acesso mostrava para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) – a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas.
Na prática, é como se os números de telefone dos serviços do Facebook tivessem sido apagados da gigantesca agenda da internet. O gestor do DNS do Facebook e dos demais serviços é o próprio Facebook, o que pode significar que uma atualização malsucedida ou um erro grave nos principais servidores das redes sociais possa ter acontecido.
O assunto virou um dos mais comentados no Twitter. Usuários reclamaram da falta dos aplicativos e muitos memes sobre a situação tomaram conta da timeline.
eu esperando o mark zuckerberg restaurar o whatsapp, instagram e facebook pic.twitter.com/Y2hRqUZjLf
— matheuzin (@eimats) October 4, 2021
A maioria dos tópicos mais citados pelos usuários durante esta segunda-feira são relacionados à instabilidade das redes sociais. Telegram, WhatsApp, iMessage (forma de contato entre usuários da Apple), Zuckerberg, Gmail, Instagram e Facebook estavam entre as palavras mais utilizadas nos tweets.
o twitter nesse momento vendo o WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar. pic.twitter.com/uVchHPwh9b
— Me Solta (@EtMeSolta) October 4, 2021
Muitos usuários ainda chamaram a situação de “apocalipse”.
quase todos os apps, sites e operadoras do mundo nesse momento
É O APOCALIPSE pic.twitter.com/zJOcSCR8JH
— Nação Marvel (@nacaomarveI) October 4, 2021
Com a “queda” do WhatsApp, muitos usuários migraram para o Telegram, outro aplicativo de mensagens. No entanto, ao longo da tarde, usuários também relataram instabilidade na plataforma.
Problemas no aplicativo, no envio de mensagens e na conexão com o servidor estão entre as principais reclamações dos usuários.
O motivo da instabilidade ainda não foi explicado pelo Facebook, empresa proprietária das três marcas. No Twitter, a empresa disse no início da tarde que estava ciente dos problemas relatados por usuários. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”.
Também por meio do Twitter, Mike Schroepfer, CTO do Facebook, pediu desculpas a todos que foram afetados pela interrupção nos serviços. Ele afirmou que a empresa enfrentou problemas de rede.
*Sincere* apologies to everyone impacted by outages of Facebook powered services right now. We are experiencing networking issues and teams are working as fast as possible to debug and restore as fast as possible
— Mike Schroepfer (@schrep) October 4, 2021
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: