X
X

Buscar

Após sete horas fora do ar, WhatsApp, Facebook e Instagram voltam a funcionar

Serviços estão retornando pouco a pouco para os usuários

WhatsApp, Facebook e Instagram voltaram a funcionar pouco a pouco aos usuários por volta das 19h30 desta segunda-feira, 4, após quase sete horas fora do ar.

As primeiras reclamações sobre a instabilidade surgiram por volta das 12h30 em todo o Brasil. Até 13h o site Downdetector já havia recebido mais de 46 mil notificações de usuários com reclamações sobre o WhatsApp. Até 12h45 eram mais de 14 mil notificações sobre o Instagram. E, quanto ao Facebook, cerca de 7 mil.

Com a pausa nas principais redes sociais do mundo, a situação repercutiu em toda a mídia nacional e internacional, estampando a capa de diversos sites jornalísticos.

Erro no DNS

Conforme publicado pela Agência Brasil, a falha generalizada no acesso mostrava para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) – a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas.

Na prática, é como se os números de telefone dos serviços do Facebook tivessem sido apagados da gigantesca agenda da internet. O gestor do DNS do Facebook e dos demais serviços é o próprio Facebook, o que pode significar que uma atualização malsucedida ou um erro grave nos principais servidores das redes sociais possa ter acontecido.

Repercussão

O assunto virou um dos mais comentados no Twitter. Usuários reclamaram da falta dos aplicativos e muitos memes sobre a situação tomaram conta da timeline.

A maioria dos tópicos mais citados pelos usuários durante esta segunda-feira são relacionados à instabilidade das redes sociais. Telegram, WhatsApp, iMessage (forma de contato entre usuários da Apple), Zuckerberg, Gmail, Instagram e Facebook estavam entre as palavras mais utilizadas nos tweets.

Muitos usuários ainda chamaram a situação de “apocalipse”.

Telegram

Com a “queda” do WhatsApp, muitos usuários migraram para o Telegram, outro aplicativo de mensagens. No entanto, ao longo da tarde, usuários também relataram instabilidade na plataforma.

Problemas no aplicativo, no envio de mensagens e na conexão com o servidor estão entre as principais reclamações dos usuários.

Reprodução

Sem explicações

O motivo da instabilidade ainda não foi explicado pelo Facebook, empresa proprietária das três marcas. No Twitter, a empresa disse no início da tarde que estava ciente dos problemas relatados por usuários. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”.

Também por meio do Twitter, Mike Schroepfer, CTO do Facebook, pediu desculpas a todos que foram afetados pela interrupção nos serviços. Ele afirmou que a empresa enfrentou problemas de rede.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube