Aposentada tem casa destruída pelo temporal em Joinville
Telhado desabou após muro de contenção implodir
Telhado desabou após muro de contenção implodir
No fim da tarde da quinta-feira, 11, a aposentada Herondina, de 66 anos, teve a casa destruída pelo temporal que assolou Joinville. A Defesa Civil condenou a casa, interditando a residência, que fica no bairro Parque Guarani. O muro de contenção implodiu, invadindo a casa e levando o telhado ao chão.
Felizmente Herondina não estava em casa no momento, pois passava alguns dias em Balneário Barra do Sul. Quem viu e avisou sobre a situação foi a vizinha da frente. “Ela ouviu um grande estouro e foi para ver, quando ela se deparou já estava caído o muro”, conta Herondina.
As filhas da aposentada foram no local para tentar salvar pertences, mas pouco coisa foi retirada. Conforme Herondina, tem coisas que estão segurando a estrutura da residência, por isso, optaram por deixar no local.
“Estou abalada”, confessa a aposentada. Mas, para ela, foi um livramento, pois não havia ninguém em casa. É assim também que o vizinho dela enxerga a situação. Embora a casa dele não tenha sofrido, a garagem e o muro desabaram na casa de Herondina.
“A Defesa Civil veio de manhã e fez um laudo”, conta ele. Ele, a família e o carro estavam no trabalho no momento do temporal, o que evitou mais destruição.
Segundo a Epagri/Ciram, esta sexta-feira, 12, será de tempo fechado, com boas possibilidades de chuva ao longo do dia. Os termômetros devem variar entre 18ºC e 25ºC.
Para este sábado, 13, a temperatura deve continuar agradável, não passando dos 25ºC. Mesmo com altas chances de precipitação, o sol deve aparecer com mais frequência durante o dia.
No domingo, 14, a chuva não deve acontecer, embora o tempo continue com muitas nuvens. Há a possibilidade de grande amplitude térmica, com as temperaturas variando entre 16ºC e 32ºC.
Conforme e Prefeitura de Joinville, novos registros de ocorrências relacionadas à chuva podem ser feitos para a Defesa Civil de Joinville pelo número 199 ou para os Bombeiros Voluntários pelo 193.
O alerta se mantém para o risco de deslizamento. Desta forma, quem mora próximo de morros e encostas deve ficar atento a sinais que indiquem movimentação de terra, como água barrenta descendo do morro, árvores ou postes inclinados e rachaduras em paredes e muros.
Do fim da tarde dessa quinta-feira, 11, até a manhã desta sexta-feira, 12, a Defesa Civil de Joinville registrou 32 ocorrências provocadas pela forte chuva. Os casos estão relacionados a quedas de muro (19), deslizamentos (3), alagamentos (4) e situações como erosão, detalhamentos (2), portão que caiu e queda de galho de árvore (4).
Leia também:
1. Grupo Cipla Condor, de Joinville, anuncia incorporação de duas novas empresas; veja quais
2. “Para respeitar sua voz”: conheça movimento de batalha de rimas que reúne jovens em Joinville
3. Joinville registra mais de 30 ocorrências relacionadas ao temporal
4. JEC demite técnico do sub-20 após Copa São Paulo de Futebol Júnior
5. Joinville é a segunda cidade catarinense mais buscada por turistas latino-americanos
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: