+

Aposentada tem casa destruída pelo temporal em Joinville

Telhado desabou após muro de contenção implodir

Aposentada tem casa destruída pelo temporal em Joinville

Telhado desabou após muro de contenção implodir

Isabel Lima

No fim da tarde da quinta-feira, 11, a aposentada Herondina, de 66 anos, teve a casa destruída pelo temporal que assolou Joinville. A Defesa Civil condenou a casa, interditando a residência, que fica no bairro Parque Guarani. O muro de contenção implodiu, invadindo a casa e levando o telhado ao chão.


Felizmente Herondina não estava em casa no momento, pois passava alguns dias em Balneário Barra do Sul. Quem viu e avisou sobre a situação foi a vizinha da frente. “Ela ouviu um grande estouro e foi para ver, quando ela se deparou já estava caído o muro”, conta Herondina.

Isabel Lima/ O Município Joinville

As filhas da aposentada foram no local para tentar salvar pertences, mas pouco coisa foi retirada. Conforme Herondina, tem coisas que estão segurando a estrutura da residência, por isso, optaram por deixar no local.

“Estou abalada”, confessa a aposentada. Mas, para ela, foi um livramento, pois não havia ninguém em casa. É assim também que o vizinho dela enxerga a situação. Embora a casa dele não tenha sofrido, a garagem e o muro desabaram na casa de Herondina.

Isabel Lima/ O Município Joinville

“A Defesa Civil veio de manhã e fez um laudo”, conta ele. Ele, a família e o carro estavam no trabalho no momento do temporal, o que evitou mais destruição.

Alerta para novos deslizamentos

Segundo a Epagri/Ciram, esta sexta-feira, 12, será de tempo fechado, com boas possibilidades de chuva ao longo do dia. Os termômetros devem variar entre 18ºC e 25ºC.

Para este sábado, 13, a temperatura deve continuar agradável, não passando dos 25ºC. Mesmo com altas chances de precipitação, o sol deve aparecer com mais frequência durante o dia.

No domingo, 14, a chuva não deve acontecer, embora o tempo continue com muitas nuvens. Há a possibilidade de grande amplitude térmica, com as temperaturas variando entre 16ºC e 32ºC.

Conforme e Prefeitura de Joinville, novos registros de ocorrências relacionadas à chuva podem ser feitos para a Defesa Civil de Joinville pelo número 199 ou para os Bombeiros Voluntários pelo 193.

O alerta se mantém para o risco de deslizamento. Desta forma, quem mora próximo de morros e encostas deve ficar atento a sinais que indiquem movimentação de terra, como água barrenta descendo do morro, árvores ou postes inclinados e rachaduras em paredes e muros.

Reparo dos danos

Do fim da tarde dessa quinta-feira, 11, até a manhã desta sexta-feira, 12, a Defesa Civil de Joinville registrou 32 ocorrências provocadas pela forte chuva. Os casos estão relacionados a quedas de muro (19), deslizamentos (3), alagamentos (4) e situações como erosão, detalhamentos (2), portão que caiu e queda de galho de árvore (4).

Leia também:
1. Grupo Cipla Condor, de Joinville, anuncia incorporação de duas novas empresas; veja quais
2. “Para respeitar sua voz”: conheça movimento de batalha de rimas que reúne jovens em Joinville 
3. Joinville registra mais de 30 ocorrências relacionadas ao temporal
4. JEC demite técnico do sub-20 após Copa São Paulo de Futebol Júnior
5. Joinville é a segunda cidade catarinense mais buscada por turistas latino-americanos


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo