X
X

Buscar

Aquecimento Catarinão 2022: como vêm o JEC e os outros 11 clubes do campeonato

Bola começa a rolar pelo campeonato neste sábado

Fernanda Silva
João Vitor Roberge

O Campeonato Catarinense de 2022 inicia neste sábado, 22, com diversas peculiaridades. Começa pela ausência do Criciúma, que jogará a segunda divisão estadual, e passa pela estreia do Barra, time de Balneário Camboriú que vem jogando em Itajaí e quer surpreender logo do início.

Grandes forças do estado, como Figueirense e Joinville, estão longe de seus melhores momentos. Enquanto o Furacão do Estreito segue à procura de caminhos para voltar a ser o que foi, o JEC está na luta por uma vaga na Série D de 2023 junto com os ditos “pequenos”.

O Barra estreia, o Camboriú retorna depois de seis anos, Concórdia e Hercílio Luz tentam emplacar sequências na elite jamais vistas, ou há tempos não vistas por seus torcedores. O Juventus tenta repetir as doses de 2020 e 2021, quando fez boa campanha, e o Próspera, sensação a última temporada, poderá voltar, em breve, a disputar a elite em sua casa, o estádio Mário Balsini.

Fórmula de disputa

A primeira fase do Catarinão 2022 terá 11 rodadas, com os 12 times se enfrentando em turno único. Os oito melhores se classificam para o mata-mata, que vai ter jogos de ida e volta até a decisão. Nas quartas de final, o primeiro enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo, e assim por diante.

Campeão e vice se garantem na Copa do Brasil de 2023. Os três melhores times que não disputarem as três principais divisões do campeonato brasileiro garantem vaga na Série D do ano seguinte. Os dois últimos são rebaixados.

Primeira rodada

Sábado, 22/01

16h30 – Chapecoense x Barra
16h30 – Camboriú x Próspera
19h – Concórdia x Brusque

Domingo, 23/01

16h – Marcílio Dias x Avaí
16h – Hercílio Luz x Juventus
19h – Figueirense x Joinville

Joinville busca vaga no Brasileirão

Para o Joinville Esporte Clube (JEC), esta é a temporada mais importante do ano e o time está focado para conseguir uma vaga no Brasileirão de 2023. “É primordial conseguir a classificação, é a prioridade número um”, afirma o presidente do clube, Charles Fischer. No ano passado, o JEC foi desclassificado do Catarinense e ficou sem série para a competição nacional deste ano.

O primeiro jogo do clube no campeonato acontece neste domingo, 23, contra o Figueirense. Atualmente, o elenco conta com cerca de 70% de jogadores recém contratados, além do técnico Paulo Massaro, que estreia à frente do time na competição.

O novo técnico diz que apesar do elenco renovado, o entrosamento foi natural. A equipe técnica, como massagistas e rouparia, deixou o ambiente mais leve, o que transformou o dia a dia no CT, deixando os novos contratados mais a vontade e motivados em estar na equipe.

Para Paulo, o Campeonato Catarinense deste ano será um dos destaques do primeiro semestre do futebol brasileiro. “Tirando o paulista, vai ser um dos [campeonatos] mais fortes do país. Nível alto, competitividade, os técnicos que estão na frente dos clubes e desprendimento financeiro em contratações nos times. Vai ser uma competição bem acirrada”, comenta.

Financeiro

Um ponto que preocupa o time é a questão financeira. Segundo Charles, o investimento colocado nos clubes tem deixado as equipes mais fortalecidas, mas no caso do JEC, 25% da receita é colocada para cobrir dívidas passadas, o que prejudica o investimento atual.

De acordo com o presidente, o clube fez todas as novas contratações que foram possíveis. Agora, o foco é conseguir a classificação para o Brasileirão de 2022. “Queríamos ter uma outra situação, para dar melhorias, mas não temos condições, não podemos cometer o erro de fazer a qualquer custo”, enfatiza.

Preparação e elenco

O técnico conta que a preparação tem sido intensa desde o início e, que agora, colocaram o pé no freio para que os jogadores comecem a temporada descansados.

Além dos treinos em campo, a equipe está intensamente motivada em trazer o JEC de volta ao Brasileirão. “O JEC é tradição, hoje se encontra num cenário desproporcional à sua história. Queremos colocar o Joinville de volta no lugar dele”, diz o treinador.

Com recentes contratações, o JEC fechou um elenco com 33 jogadores para a temporada do Campeonato Catarinense. Confira:

Técnico: Paulo Massaro
Goleiros: João Lucas (recém contratado), Caio Ghisleri, Pedro Nagel (sub-20) e Matheus (era do JEC, mas estava emprestado ao Ceará)
Lateral direito: Alison, Igor Gomes e Marcelinho (recém contratado)
Lateral esquerdo: Renan Castro e Guilherme Dal Pian (recém contratado)
Zagueiros: Jaques, Vitão (sub-20), Vinícius Matos (recém contratado), Elivelton (recém contratado) e Cristopher
Meias: Caio Mello (recém contratado), Xavier, Augusto Cesar (recém contratado), Matheus Canhota (recém contratado), Willian (sub-20), Thiago Costa (recém contratado), Raphi (sub-20) e Danilo
Atacantes: Tadeu, Chrystian, Vini Souza (sub-20), Alexandre (sub-20), Uelber, Fialho, Thiaguinho, Joãozinho (recém contratado), Victor Rangel (recém contratado), Mailson (recém contratado) e Nicolas (recém contratado).


Joinville
Esporte Clube

Joinville
Fundação: 29 de janeiro de 1976
Estádio: Arena Joinville (municipal) – 22.100
Presidente: Charles Fischer
Técnico: Paulo Massaro
Títulos: 1 Série B (2014), 1 Série C (2011), 12 estaduais (1976, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 2000 e 2001), 1 Recopa Catarinense (2021) e 5 Copa Santa Catarina (2009, 2011, 2012, 2013 e 2020)
Catarinense 2021: 7º
Campeonato Brasileiro: sem divisão


Adversários

O técnico do JEC prevê que os jogos serão acirrados. Porém, acredita que times com grande visibilidade como Avaí, Figueirense, Chapecoense e Brusque não são concorrentes diretos para o principal objetivo do time joinvilense pois não estão em busca de série, apenas do título.

Na briga pela série, o JEC compete com os clubes Barra, Camboriú, Concórdia, Hercílio Luz, Juventus, Marcílio Dias e Próspera. Confira abaixo a situação de cada um dos times.


Avaí: chance de hegemonia

Atual campeão catarinense, o Avaí intercala títulos e decepções ao longo dos últimos anos no estadual. Entre os títulos de 2017, 2019 e 2021, estiveram decepcionantes sexto e quinto lugar de 2018 e 2020. Em 2022, o Leão tem a chance de conquistar o 19º título e se tornar o maior campeão de forma isolada, ultrapassando o arquirrival Figueirense.

O time tem mudanças, a começar pelo presidente: Francisco José Batistotti dá lugar a Júlio Heerdt. Entre as novidades, estão o lateral-direito Matheus Ribeiro (ex-Chapecoense) e o goleiro Douglas Friedrich, que volta ao clube após passagens por Bahia e Juventude. Aos 35 anos, o meia Muriqui volta à Ressacada 13 anos depois após sua passagem marcante em 2009.

Vários titulares da reta final de 2021 foram mantidos, como o goleiro Glédson, os zagueiros Betão e Alemão, os volantes Bruno Silva e Serrato, e os atacantes Lourenço, Vinícius Leite e Copete. Por outro lado, o atacante Getúlio, o lateral-direito Edílson e o lateral-esquerdo João Lucas não seguem com a equipe.


Avaí
Futebol Clube

Florianópolis
Fundação: 1º de setembro de 1923
Estádio: Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada (próprio) – 17.800
Presidente: Júlio Heerdt
Técnico: Claudinei Oliveira
Títulos: 1 Série C (1998), 18 estaduais (1924, 1926, 1927, 1928, 1930, 1942, 1943, 1944, 1945, 1973, 1975, 1988, 1997, 2009, 2010, 2012, 2019 e 2021) e 1 Copa Santa Catarina (1995)
Catarinense 2021: 1º
Campeonato Brasileiro: Série A


Barra: a novidade de 2022

O Barra é o estreante da vez no Campeonato Catarinense, e vai jogar pela primeira vez com vários de seus adversários na temporada. O técnico é Matheus Costa, que teve passagem recente pelo Operário-PR e já trabalhou em clubes como Confiança, Paysandu, Paraná e Joinville.

Para cumprir a missão de se consolidar na elite catarinense, foram feitas várias contratações de jogadores com passagens por clubes importantes do país. Alguns campeões da Série B estadual permanecem, como Cleyton (zagueiro ícone da história recente do Brusque), Mateus Santana, Felipe Baiano e Diego Ceará.

A equipe do Barra tem nomes experientes, como o goleiro Bruno Grassi, ex-Grêmio e o volante Luiz Otávio, que tem passagens por Botafogo, Paraná e CRB. E após bons desempenhos nas competições estaduais de base, diversos garotos de 15 a 18 anos foram promovidos ao elenco profissional.


Barra
Futebol Clube

Balneário Camboriú
Fundação: 18 de janeiro de 2013
Estádio: Dr. Hercílio Luz, Itajaí – 6.010
Presidente: Benjamin Pereira Sobrinho
Técnico: Matheus Costa
Títulos: 1 Catarinense Série B (2021) e 1 Catarinense Série C (2015)
Catarinense 2021: 1º (Série B)
Campeonato Brasileiro: sem divisão


Brusque: de novo na briga

O Brusque é um dos protagonistas do Campeonato Catarinense pelo terceiro ano consecutivo. O objetivo é brigar pelo segundo título estadual, na temporada em que a epopeia de 1992 completa 30 anos. E se o quadricolor chegar à sua terceira final, é certo o retorno à Copa do Brasil em 2023.

O elenco teve mudanças profundas para 2022. Saíram nada menos que 23 jogadores, a maioria por contratos encerrados ao fim da temporada. Houve também as negociações para outros clubes, como a venda de Edu ao Cruzeiro e o empréstimo de Maurício Garcez ao CSKA Sófia, da Bulgária.

Até esta terça-feira, 18, chegaram 13 reforços, além do atacante Pedoca, promovido da base. Alguns são renomados e com passagens em grandes clubes do país, como o zagueiro Wallace, o atacante Guilherme e o volante Luiz Antônio.

“Com muito trabalho de força [na pré-temporada], os atletas ficam travados e vão se soltando com os jogos. Estou muito contente com a parte tática e de entrosamento. […] Os jogadores vieram em boa forma, muito conscientes profissionalmente, surpreenderam nos treinos físicos”, destacou o técnico Waguinho Dias em coletiva de imprensa na quinta-feira, 13. Ele estendeu seu vínculo com o Brusque após ter conseguido a permanência do clube na Série B do Campeonato Brasileiro.

No jogo-treino contra o Figueirense na sexta-feira, 14, o time foi escalado com Jordan; Toty, Ianson, Wallace, Airton; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus, Trindade; Jailson, Alex Sandro; Crislan



Brusque
Futebol Clube

Brusque
Fundação: 12 de outubro de 1987
Estádio: Augusto Bauer (particular – Carlos Renaux)  – 5.000 lugares
Presidente: Danilo Rezini
Técnico: Waguinho Dias
Títulos: 1 Série D (2019), 1 Catarinense (1992), 1 Recopa Catarinense (2020), 5 Copa SC (1992, 2008, 2010, 2018 e 2019), 3 Catarinense Série B (1997, 2008 e 2015).
Catarinense 2021: 3º – eliminado nas semifinais
Campeonato Brasileiro: Série B


Camboriú: chegando sem casa

O Camboriú retorna à elite estadual depois de seis anos, com o objetivo de permanecer e crescer. Ainda sem condições de reformar o estádio Roberto Santos Garcia para atender às exigências da FCF, o jeito será mandar seus jogos em Brusque, no Augusto Bauer, após muita dúvida sobre se a casa alugada seria Ibirama.

A grande novidade da equipe é o veterano atacante Jorge Henrique, de 39 anos, que esteve mais recentemente no Brasiliense. O treinador da Cambura é conhecido do Brusque: Luan Carlos Neto, que foi auxiliar de Jerson Testoni em parte da temporada passada.

No renovado elenco, há três jogadores com passagem pelo Brusque: o volante Emerson Martins, o atacante Bruno Mota e o zagueiro Neguete, um dos principais ídolos da década quadricolor.

O defensor é remanescente da Série B estadual, assim como o meia Ronny, o lateral-esquerdo Léo Campos, os volantes Zeca e Tetê, os goleiros Gabriel Félix e Igor Pavan, e os atacantes Thiago Pato e André Victor.


Camboriú
Futebol Clube

Camboriú
Fundação: 11 de abril de 2003
Estádio: Augusto Bauer, Brusque (particular – Carlos Renaux)  – 5.000 lugares
Presidente: Renato Cruz
Técnico: Luan Carlos Neto
Principais títulos: 1 Catarinense Série B (2011) e 1 Catarinense Série C (2006)
Catarinense 2021: 2º (Série B)
Campeonato Brasileiro: sem divisão


Chapecoense: ansiedade pela retomada

A Chapecoense tenta deixar o retumbante fracasso na Série A do Campeonato Brasileiro para trás. E entre os primeiros desafios está o surto de Covid-19 que atrapalhou a pré-temporada e atingiu pelo menos 24 pessoas que trabalham no clube.

Alguns jogadores deixaram o clube, como Anselmo Ramon, Joilson e o jovem lateral Mancha, que foi emprestado ao Portimonense-POR. O meia Foguinho, que jogou a reta final da Série B de 2021 pelo Brusque, retorna de empréstimo.

Entre os reforços, estão o goleiro Igor Bohn, os zagueiros Frazan e Reginaldo, o lateral-direito Pablo, os volantes Marcelo Santos e Sousa, os meias Marcelo Freitas e Tiago Real, e o atacante Caio Rangel.

Em 2022, a Chape pode chegar à sétima final de Campeonato Catarinense consecutiva. A última fez que ficou de fora da decisão pelo título foi em 2015.


Associação Chapecoense de Futebol

Chapecó
Fundação: 10 de maio de 1973
Estádio: Arena Condá (municipal) – 20.089
Presidente: Gilson Sbeghen
Técnico: Felipe Conceição
Títulos: 1 Copa Sul-Americana (2016), 1 Série B (2020), 7 estaduais (1977, 1996, 2007, 2011, 2016, 2017 e 2020) e 1 Copa Santa Catarina (2006)
Catarinense 2021: 2º
Campeonato Brasileiro: Série B


Concórdia: longa preparação

O Concórdia volta a campo depois de quase nove meses sem jogar, já que não participou da Copa Santa Catarina. Portanto, praticamente fez um novo elenco. Jogadores como Emerson Martins e Rodrigo Milanez, que chegaram a renovar seus contratos para 2022, já não disputaram o estadual pelo clube.

Sidão é o reforço de mais renome do Concórdia. O goleiro de 39 anos acumula passagens por Botafogo, São Paulo e Vasco, entre outros clubes. No banco, a diretoria apostou no experiente Itamar Schulle, anunciado ainda em setembro.

Entre as várias caras novas, estão o lateral-direito Arez, o lateral-esquerdo Bruno Santos, os volantes Paulinho, Felipe Manoel, Evandro (ex-Brusque), o zagueiro William Alves e os atacantes Lucas Batatinha, Matheus Alves, Jackson e Carlos Renato.

O Concórdia também renovou com o volante Bryan, de 20 anos. Ele fez parte do elenco semifinalista do Catarinense Sub-20, em campanha que rendeu vaga à Copa SP pela primeira vez ao Galo d’Oeste.


Concórdia Atlético Clube

Concórdia
Fundação: 2 de março de 2005
Estádio: Domingos Machado de Lima (municipal) – 5.000
Presidente: Jonas Guzzatto
Títulos: 1 Catarinense Série B (2017)
Catarinense 2021: 9º
Campeonato Brasileiro: sem divisão


Figueirense: para voltar a ser furacão

O Figueirense não faz uma boa campanha no Campeonato Catarinense desde 2018, quando conquistou seu último título. Em 2021, o Furacão do Estreito só disputou as quartas de final por conta da escalação irregular do lateral Alisson.

Agora, tenta-se uma retomada por meio da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) presidida por Paulo Prisco Paraíso. A SAF procura investidores para o clube, que está em recuperação judicial.

Diversos jogadores deixaram o Orlando Scarpelli, como Guilherme Teixeira, Vitor Caetano, Everton Santos e Bruno Paraíba. O técnico Júnior Rocha, que treinou o Ypiranga-RS, na última Série C do Brasileiro, substitui Jorginho.

Entre as novidades no Figueirense, estão os zagueiros Pablo, Kelvin e Maurício, os meias Luis Gustavo, Kauê, Clayton e João Victor, os laterais Zé Mário, Muriel e Natan Masiero e o atacante Luizinho.


Figueirense
Futebol Clube

Florianópolis
Fundação: 12 de junho de 1921
Estádio: Orlando Scarpelli (próprio) – 19.584
Presidente (da SAF): Paulo Prisco Paraíso
Técnico: Júnior Rocha
Títulos: 18 estaduais (1932, 1935, 1936, 1937, 1939, 1941, 1972, 1974, 1994, 1999, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2014, 2015 e 2018), 1 Recopa Catarinense (2019) e 3 Copa Santa Catarina (1990, 1996 e 2021)
Catarinense 2021: 8º
Campeonato Brasileiro: Série C


Hercílio Luz: em busca da consolidação

O Catarinense de 2021 terminou de forma frustrante para o Hercílio Luz, que não disputou as quartas de final por conta da escalação irregular do lateral Alisson. O clube vai à sua segunda temporada consecutiva na elite, repetindo o feito de 2018-19. O técnico para esta temporada é Raul Cabral, remanescente da Copa SC 2021.

Até o fechamento deste guia, na segunda-feira, 17, o reforço mais recente do Leão do Sul foi o volante Dener, que estava no Figueirense. Antes dele, foram contratados o goleiro Matheus Jesus, os zagueiros Gabriel Silva e Rafael Lima e os atacantes Tito, Luan e Igor Goularte.

Jogadores como Vini Urbano e Garraty, destaques do Carlos Renaux na Série B estadual, retornaram de empréstimo e disputaram a Copa SC, devendo permanecer para 2022.

Hercílio Luz Futebol Clube

Tubarão
Fundação: 22 de dezembro de 1918
Estádio: Aníbal Torres Costa (próprio) – 3.570
Presidente: Maurício Dobiez
Técnico: Raul Cabral
Títulos: 2 estaduais (1957 e 1958)
Catarinense 2021: 10º
Campeonato Brasileiro: sem divisão


Juventus: saem muitos, chegam tantos outros

O Juventus segue para seu terceiro ano consecutivo na elite, e depois de boas campanhas, tenta superar seus próprios limites em 2022. Neste ano, assim como em 2021, o Moleque Travesso disputa a Série D do Brasileiro.

Do elenco vice-campeão da Copa SC, permaneceram 15 jogadores. Chegaram nada menos que 15 novos atletas, entre eles o meia Lucas de Sá, ex-Joinville.

O principal reforço é Jonatas Belusso, melhor jogador e artilheiro do Catarinense, com 11 gols, em 2017, quando jogava pelo Brusque. Após sua saída do Londrina, em 2021, houve especulações sobre sua aposentadoria, aos 33 anos.

Paulo Foiani comanda a equipe. Anunciado em novembro, após o fim da copinha, o treinador chega ao clube após passagem pelo Marcílio Dias.

Grêmio Esportivo Juventus

Jaraguá do Sul
Fundação: 1º de maio de 1966
Estádio: João Marcatto (próprio) – 6.000
Presidente:
Técnico: Paulo Foiani
Títulos: 1 Catarinense Série C (2004)
Catarinense 2021: 5º
Campeonato Brasileiro: Série D


Marcílio Dias: novidades no convés

O Marcílio Dias vem de três boas participações no Campeonato Catarinense, desde que voltou à elite estadual: foi o quinto colocado em 2019; em 2020, caiu nas quartas de final, tendo a quarta melhor campanha na primeira fase; e em 2021, chegou às semifinais, caindo diante da Chapecoense.

No entanto, após a queda nas semifinais da Copa Santa Catarina, no segundo semestre, a movimentação foi grande nos lados do Marinheiro. Jogadores que seguiam com o clube ao longo dos últimos anos, como David Batista, Anderson Ligeiro, Nathan Ferreira e Luiz Renan não vestirão a camisa rubro-anil neste estadual.

Até esta terça-feira, 18, foram anunciados 11 reforços, entre eles o atacante PH e o meia Douglas Packer. O técnico é Fernando Tonet. Era ele que comandava a equipe do Altos-PI que conquistou o acesso à Série C sobre o próprio Marcílio Dias em 2020, com uma goleada por 5 a 1 no jogo de volta, no Piauí. Um mês após fechar com o 4 de Julho-PI para a temporada 2022, aceitou a proposta do Marinheiro.

Clube Náutico Marcílio Dias

Itajaí
Fundação: 17 de março de 1919
Estádio: Dr. Hercílio Luz – 6.010
Presidente: Hercílio de Mello
Técnico: Fernando Tonet
Títulos: 1 estadual (1963), 1 Copa Santa Catarina (2007), 3 Catarinense Série B (1999, 2010 e 2013)e 1 Recopa Sul-Brasileira (2007)
Catarinense 2021: 4º
Campeonato Brasileiro: Série D


Próspera: voltando para casa

O Próspera foi a sensação do Catarinense de 2021 ao terminar a competição no sexto lugar e garantir uma vaga na Série D. Em 2022, além de poder disputar o Campeonato Brasileiro, tem uma novidade em relação ao ano anterior: poderá jogar o estadual (ou parte dele no estádio Mário Balsini. O clube optou por não jogar a Copa SC e focou nas obras para que sua casa atendesse às exigências da Federação Catarinense de Futebol (FCF).

No entanto, isto não será possível nas primeiras rodadas, pois a reforma do gramado ainda está em andamento, na semana anterior à estreia. Até o fechamento deste guia, o Heriberto Hülse e os estádios de Florianópolis eram as opções.

Sem Paulo Baier, campeão das Séries C e B estaduais pelo clube e técnico da grande campanha de 2021, o comandante do Time da Raça será Emerson Cris, ex-Concórdia. Entre os jogadores desta temporada, está o goleiro Igor Campos, emprestado pela Chapecoense.


Esporte Clube Próspera

Criciúma
Fundação: 29 de março de 1946
Estádio: Mário Balsini – 4.900
Presidente: Israel Rocha Alves
Técnico: Emerson Cris
Títulos: 1 Catarinense Série B (2020) e 2 Catarinense Série C (2005 e 2018)
Catarinense 2021: 6º
Campeonato Brasileiro: Série D